MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

APL convocará empresas para debater a destinação dos resíduos

Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2014, 17:41:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a partir das 8h30. A principal questão que será abordada são os marcos legais no tocante às licenças ambientais e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios, mas boa parte das empresas ligadas ao setor de confecções não atende essas exigências.

continua após publicidade

A convocação dos empresários foi definida durante a reunião semanal da governança do APL, que ocorreu nesta quinta-feira (10/04), na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale). De acordo com José Henrique Martins, consultor do Sebrae e membro da governança do APL, as empresas convidadas para o encontro são aquelas cadastradas junto ao Sivale. “Sabemos que as maiores empresas terceirizam etapas do processo produtivo. O objetivo é fazer com que todos os envolvidos tenham conhecimento dos marcos legais e dos passos para a correta destinação dos resíduos”, esclarece.

Conforme Martins, o encontro também levará aos empresários outras ações que estão sendo planejadas, como a formatação de uma cartilha orientativa. “Pretendemos trazer, de forma didática, informações sobre os resíduos resultantes do processo produtivo, a correta destinação e a legislação ambiental. Também vamos agendar uma reunião com os contabilistas, para que os profissionais possam orientar as empresas no cumprimento da legislação ambiental”, explica.

continua após publicidade

O encontro agendado para o dia 24 de abril contará com uma palestra do secretário municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires. “Quero enaltecer o APL pela iniciativa de buscar soluções para a situação ambiental. Neste primeiro momento, a nossa intenção é orientar e somente depois buscar o caminho das sanções”, pondera.

De acordo com ele, em 2009 foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e 154 empresas. Depois, em 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou mais 200 empresas do setor do vestuário para providenciarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “A intenção é expandir o número de empresas com o PGRS e solicitar, daquelas que já possuem os planos, os relatórios com os comprovantes de destinação dos resíduos”, assinala.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "APL convocará empresas para debater a destinação dos resíduos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!