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Audiência pública em Apucarana vai debater projeto do Trem Pé-Vermelho

Uma audiência pública vai discutir o Projeto Trem Pé Vermelho no próximo dia 20 de junho, em Apucarana. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos. O projeto, que prevê o transporte de passageiros por trilhos para ligar as re

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 03.06.2013, 11:23:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:49
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Uma audiência pública vai discutir o Projeto Trem Pé Vermelho no próximo dia 20 de junho, em Apucarana. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos. O projeto, que prevê o transporte de passageiros por trilhos para ligar as regiões de Maringá e Londrina, foi aprovado pelo Governo Federal e já está com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Durante o mês de abril, o Ministério dos Transportes manteve no site uma consulta pública para sugestões da comunidade que podem contribuir com o projeto. Os dados da consulta pública serão colocados para debate na audiência de Apucarana, passo importante dentro do projeto de implantação do modal. Com o projeto aprovado, é possível buscar parcerias com a iniciativa privada para iniciar a obra.

O Trem Pé-Vermelho vai percorrer um trecho de 152 quilômetros ligando 13 municípios: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. A região concentra uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

Atualmente a região é atendida apenas por serviço de ônibus para o transporte coletivo de passageiros. A maior parte das ligações é servida por uma mesma linha de ônibus e que a frequência diária da maior parte de linhas oferecidas é de uma viagem/dia.

As discussões sobre a volta do trem de passageiros na região teve início há cerca de cinco anos. O Ministério dos Transportes considerou o projeto o mais viável na mobilidade por trilhos, depois de pesquisa de viabilidade realizada em 2010 pelo Laboratório de Transporte e Logística (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com usuários do trecho. Estudos de viabilidade econômica apontaram a região entre Maringá e Londrina como a segunda em potencial para receber trens de passageiros entre 40 analisados em todo o Brasil.

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