MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Ampliação do sistema de esgoto de Apucarana vai beneficiar 7.300 famílias

A Sanepar encerrou na noite de quarta-feira (19) a etapa de reuniões comunitárias em Apucarana para apresentar o serviço de coleta e tratamento de esgoto que estará disponível para mais 7.300 famílias no primeiro semestre de 2015, após a conclusão da obra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.11.2014, 17:48:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Sanepar encerrou na noite de quarta-feira (19) a etapa de reuniões comunitárias em Apucarana para apresentar o serviço de coleta e tratamento de esgoto que estará disponível para mais 7.300 famílias no primeiro semestre de 2015, após a conclusão da obra de duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu.

Ao longo de 2014, foram realizadas 25 reuniões em escolas e centros comunitários dos diferentes bairros, onde a implantação de 136 km de rede coletora já está praticamente concluída. Paralelamente, 100% dos imóveis que serão beneficiados receberam visitas de sensibilização sobre a importância da ligação correta na rede coletora de esgoto.

INVESTIMENTO - O investimento na ampliação do sistema ultrapassa R$ 20,3 milhões. Ao término da obra, prevista para fevereiro de 2015, a interligação dos imóveis na rede da Sanepar ocorrerá de forma gradativa. Quando todos estiverem ligados adequadamente, Apucarana registrará índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto de 80%, muito acima da média nacional.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Rui Mendes Júnior, lembra que a obra representa um importante benefício para a saúde e qualidade de vida da população. Também há o ganho ambiental, pois a cidade está localizada dentro de três bacias hidrográficas - Ivaí, Tibagi e Pirapó. "São duas bacias de abastecimento e, neste sentido, eliminando as fossas eliminamos, também, a possibilidade de contaminação do subsolo", explica.

A VOZ DA COMUNIDADE – A reunião comunitária da última quarta-feira ocorreu no Conjunto Habitacional Dom Romeu Alberti. Uma das participantes foi a monitora escolar Franciele Aparecida Abreu, que levou o filho Maycon, de 6 anos. Moradora da região há 18 anos, ela considera prioritários os investimentos em saneamento. “Além prejudicar a saúde das crianças, a fossa oferece risco de desabamento e pode causar danos para o ambiente”, comentou.

Vicente Pereira Faria, morador do Parque Industrial de Apucarana há 15 anos, está muito satisfeito com as obras da Sanepar. “Traz melhorias para o bairro, beneficia os moradores e valoriza os imóveis”, destaca. Ele também considera que a fossa traz riscos para a saúde, além de ocupar espaço no terreno.

Funcionário público, Nilton Domingos das Neves é fundador do Núcleo Adriano Corrêa, outro ponto da cidade contemplado com a obra. Ele afirma que a casa de aluguel no antigo endereço e a residência atual, no Parque Industrial, serão interligadas na rede da Sanepar assim que for permitido.“Teremos custos, mas vai valer a pena aterrar a fossa e ter tranquilidade para o resto da vida”, afirma.

A reunião foi conduzida pela assistente social Angela Pagani e pelo analista da coordenação de Clientes, Mauro Guizelini.

A OBRA – Com recursos da ordem de R$ 20,3 milhões estão sendo implantadas a ETE, que terá a capacidade duplicada, dos atuais 75 para 150 litros por segundo e também dos 136 quilômetros de rede coletora.

Além disso, estão sendo implantados 8,5 quilômetros de interceptores e 3,3 quilômetros de linhas de recalque. Estão sendo construídas três estações elevatórias de esgoto. As obras irão atender diversos bairros, especialmente nas regiões sudeste, leste, nordeste e, também, parte da região central da cidade.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ampliação do sistema de esgoto de Apucarana vai beneficiar 7.300 famílias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!