MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana cria sistema de cota racial para concursos públicos

O prefeito Beto Preto (PT) enviou na quarta-feira (26/11), à Câmara de Vereadores, o projeto de lei municipal nº 175/2014, que garante a reserva de 10% das vagas para candidatos afrodescendentes em todos os futuros concursos públicos da administração dire

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2014, 07:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito Beto Preto (PT) enviou na quarta-feira (26/11), à Câmara de Vereadores, o projeto de lei municipal nº 175/2014, que garante a reserva de 10% das vagas para candidatos afrodescendentes em todos os futuros concursos públicos da administração direta e indireta do município.

continua após publicidade

Na exposição de motivos, a prefeitura solicita que o documento seja votado em regime de urgência pelos vereadores, para que possa ser sancionado e valer já para o certame da Autarquia de Educação, que finaliza edital para contratação de mais professores e assistentes infantis. “Essa era uma demanda que sempre defendi como necessária, inclusive abordei o assunto durante a Conferência Municipal da Igualdade Racial e, mais recentemente, por ocasião da celebração do Dia Nacional da Consciência Negra”, diz o prefeito Beto Preto.

O sistema de cotas raciais para concursos públicos já está regulamentado em nível Federal (Lei 12.999/2014), que estabelece reserva de 20%, e Estadual (Lei 14.274/2003), que fixou em 10% o número de vagas reservadas para afrodescendentes. “Na esfera municipal ainda são poucas as prefeituras que legislaram sobre o assunto, o que torna este ato de Apucarana ainda mais de vanguarda”, assinala Dr. Paulo Sérgio Vital, procurador jurídico da prefeitura.

continua após publicidade

A assinatura do projeto de lei foi acompanhada por Marcos Ferreira Fagundes, presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e membro da Unegro (União de Negros pela Igualdade), organização nacional. “A atual administração vem realizando o que chamamos de política afirmativa, concedendo avanços que lutamos há pelo menos 10 anos, e que os demais governos municipais não deram ouvidos”, assinalou Fagundes.

Segundo ele, além do sistema de cota racial nos concursos públicos municipais, a atual administração também atuou efetivamente para a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial, em junho deste ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana cria sistema de cota racial para concursos públicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!