MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

​Prefeitura vai recorrer de decisão que favorece a Lapaza

A decisão do juiz substituto da 2ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana, Rogério Tragibo de Campos, que concedeu sentença favorável a Lapaza Empreendimentos Ltda. em um de seus pleitos contra o Município, surpreendeu a Procuradoria Jurídica da Prefeitu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2014, 18:19:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A decisão do juiz substituto da 2ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana, Rogério Tragibo de Campos, que concedeu sentença favorável a Lapaza Empreendimentos Ltda. em um de seus pleitos contra o Município, surpreendeu a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Apucarana. No entender do juiz, é procedente a ação declaratória da Lapaza, que alegou “estar cumprindo com todas as disposições do edital e do contrato firmado com a prefeitura”.

continua após publicidade

Responsável pela concessão do estacionamento regulamentado na cidade entre 2006 e 2013, a empresa teve o contrato rescindido pela administração municipal em fevereiro deste ano após uma auditoria feita pelo Departamento de Fiscalização Tributária constatar que o Município estava sendo lesado em seus direitos.

O procurador jurídico, Dr. Paulo Sérgio Vital, revelou que a sentença divulgada agora foi uma surpresa, sobretudo por ir contra entendimento unânime já manifestado em instância superior, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), atestando a legalidade dos atos oficializados pela Prefeitura de Apucarana mediante a identificação de irregularidades cometidas pela empresa. “A investigação comprovou que a Lapaza deixou de cumprir cláusulas do contrato, sendo autuada por recolhimento a menor do ISS e pelo não repasse, ao município, do percentual de 7% do faturamento bruto, previsto na concessão. Isso resultou, além da caducidade e extinção do contrato em fevereiro deste ano, em execução fiscal contra a empresa no valor de R$ 864 mil, referente a multas contratuais e diferenças de repasse na receita do estacionamento rotativo”, lembra Vital.

continua após publicidade

O procurador lembra que corre ainda na Justiça ações de improbidade administrativa contra os gestores municipais que negligenciaram as irregularidades praticadas pela empresa e anunciou que a Prefeitura de Apucarana vai recorrer da sentença, que ainda é de primeira instância, dentro do prazo estabelecido pela Justiça. “Estamos seguros, tanto no aspecto administrativo quanto jurídico, da decisão que tomamos em fevereiro. Ficou tecnicamente comprovado que o Município estava sendo lesado em seus direitos, o que fica ainda mais claro ao verificarmos o valor repassado mensalmente aos cofres municipais pela empresa que explora o serviço hoje, onde o crescimento é superior a 500% em comparação os repassados pela Lapaza”, comenta o procurador.

Após o rompimento de contrato com a concessionária, a prefeitura realizou um processo de contratação emergencial e, desde abril, o serviço é administrado pela Explora Parking, de Brasília. “Tranquilizamos a todos os usuários do sistema, reforçando que o fato novo em nada prejudica os serviços prestados atualmente. Todos os atos da atual gestão são calcados no princípio da legalidade”, finaliza Vital.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "​Prefeitura vai recorrer de decisão que favorece a Lapaza"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!