MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana: Odontologia fecha o ano com 1,5 mil próteses dentárias entregues

De fevereiro a dezembro deste ano, o Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) produziu e entregou 1.496 próteses dentárias, realizando 5.664 procedimentos e atendendo 4.270 pacientes. O balanço foi feito nesta terça-feira (23/1

Da Redação

·
Odontologia fecha o ano com 1,5 mil próteses dentárias entregues - Foto: Assessoria de imprensa
Icone Camera Foto por Reprodução
Odontologia fecha o ano com 1,5 mil próteses dentárias entregues - Foto: Assessoria de imprensa
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.12.2014, 12:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De fevereiro a dezembro deste ano, o Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) produziu e entregou 1.496 próteses dentárias, realizando 5.664 procedimentos e atendendo 4.270 pacientes. O balanço foi feito nesta terça-feira (23/12), quando foram entregues mais 52 próteses a pacientes das regiões da Vila Regina e Jardim Ponta Grossa. O ato ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no prédio da AMS, e teve por objetivo zerar a espera nas unidades básicas de saúde destas regiões.

Na gestão anterior, em 2012, foram entregues 748 próteses, número que subiu para 1.126 em 2013 e chegou neste ano a 1.496. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que o número é dobro do que era produzido e entregue na gestão anterior. Segundo ele, uma das principais estratégias para ampliar a quantidade de pessoas beneficiadas foi a descentralização do atendimento. “Antes as pessoas que moram na zona rural ou em bairros mais distantes tinham que se deslocar até o prédio da Autarquia. Agora, a nossa equipe vai até as comunidades e realiza mutirões, zerando a fila de espera nessas unidades básicas de saúde”, frisa Beto Preto.

Em 2014, o mutirão chegou ao Distrito de Correia de Freitas, ao Distrito de São Domingos, ao Núcleo Habitacional Paz e Bem e aos idosos do Lar São Vicente de Paulo. “Recomenda-se que as próteses sejam trocadas a cada 5 anos, mas encontramos casos que elas não eram trocadas há mais de 30 anos. Por isso, a importância da descentralização do atendimento, pois estamos levando as próteses dentárias às comunidades mais afastadas, facilitando o acesso ao serviço”, ressalta o prefeito.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Odontologia, Dr. Emídio Bachiega, mensalmente são entregues entre 120 e 150 próteses dentárias. . “Temos atuado em regime de mutirão, mas também recebemos encaminhamentos individuais feitos pelas próprias equipes de Saúde Bucal das unidades de saúde. Em média, moldamos diariamente de 8 a 10 novas próteses, devolvendo o sorriso às pessoas em apenas alguns dias, o que até então poderia demorar meses”, detalha Bachiega.

Um dos exemplos de encaminhamentos individuais é o de Maria Helena Bossa, moradora do Núcleo Habitacional Adriano Correia. “Eu estava tendo que colar a prótese e fiquei uns cinco meses nesta situação. Então, o dentista da unidade básica de saúde me encaminhou e o problema foi resolvido numa semana. Foi muito bom pois eu não teria condições de pagar por ela”, relata Maria Helena.

No setor privado, uma prótese dentária custaria cerca de R$ 700, artigo que no serviço público é fornecido gratuitamente. Isso ocorre graças a recursos encaminhados pelo governo federal e contrapartida do Município, através de profissionais da própria Autarquia Municipal de Saúde. Nelson Krinchev (cirurgião dentista e especialista em prótese) e Valdir Firman (protético) lembram que a prótese é feita com dente de resina composta e dupla prensagem, o que garante maior durabilidade.

Segundo eles, no próximo ano o trabalho de descentralização terá continuidade. “As próximas regiões a serem atendidas são o Distrito do Barreiro e o Jardim Marissol”, anunciam. Além disso, haverá mais inovações. “Será feita licitação para a reestruturação do Laboratório Municipal de Próteses Dentárias e vamos iniciar o atendimento domiciliar, permitindo o acesso ao serviço a acamados e cadeirantes”, finalizam.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana: Odontologia fecha o ano com 1,5 mil próteses dentárias entregues"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!