MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Região de Apucarana tem quase 600 casos de dengue

A chegada do outono ainda não teve impacto na evolução dos casos de dengue da região. Dados divulgados ontem pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana apontam para quase 45 confirmações da doença nos últimos 10 dias. Dos 17 municípios da área de abrang

Da Redação

·
Região de Apucarana tem quase 600 casos de dengue - Foto: Dirceu Lopes
Icone Camera Foto por Reprodução
Região de Apucarana tem quase 600 casos de dengue - Foto: Dirceu Lopes
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2015, 11:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A chegada do outono ainda não teve impacto na evolução dos casos de dengue da região. Dados divulgados ontem pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana apontam para quase 45 confirmações da doença nos últimos 10 dias. Dos 17 municípios da área de abrangência do órgão, 15 registram casos de dengue e quatro desenvolveram epidemia neste ano. Ao todo, região chegou ontem a 595 registros da doença. A três meses do fim do ano epidemiológico, que encerra em julho, região já concentra maior número de casos dos últimos cinco anos. 

Dos quatro municípios que chegaram a um quadro epidêmico, apenas Rio Bom tem situação considerada como controlada, com redução de notificações e novos casos. Já Marilândia do Sul, Borrazópolis e Mauá da Serra registraram novos casos no período. Juntos, os quatro municípios concentram 81% dos registros de toda região. “Nos três municípios continuamos com ações conjuntas e aplicação de inseticidas para conter o avanço da dengue”, comenta Marcos Vinícius Costa, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 16ª RS.

Ele acredita que o recuo nas notificações e no avanço da dengue chegue a partir do final de abril por conta das mudanças climáticas. “Ainda assim, não podemos prever nada porque basta calor e chuva para o ciclo do mosquito ser ativado”, comenta. Segundo ele, o aumento do número de casos neste ano não é uma característica regional. Ontem, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento apontando que até 28 de março deste ano ocorreram 460,5 mil casos de dengue no país. O aumento é de 240,1% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 135,3 mil casos da doença. Já na comparação com o mesmo período de 2013 – quando foram notificados 730,8 mil casos – a redução é de 37%.

PREVENÇÃO O avanço da dengue na região preocupa também municípios com poucos registros da doença. É o caso de Sabáudia. O município tem apenas 8 casos registrados, mas a cidade vizinha, Astorga, que pertence a 15ª RS de Maringá, tem 107 e vive uma epidemia.  Ontem, em encontro realizado entre técnicos da prefeitura e da 16ª RS, foi decidida a realização de um mutirão de limpeza em toda a cidade.

A ação acontecerá no próximo sábado, com a presença de aproximadamente 80 servidores e voluntários, que serão distribuídos em 16 equipes de trabalho. A partir das 7h30 da manhã, os participantes sairão da Casa da Cultura e percorrerão todas as 228 quadras, visitando 3.328 imóveis existentes na cidade, fazendo o trabalho de conscientização e de limpeza.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Região de Apucarana tem quase 600 casos de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!