MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

​Professores fazem passeata em Apucarana e protesto na Câmara de Vereadores

Completando um mês das manifestações ocorridas na Assembléia Legislativa de Curitiba (em 29 de abril), professores da rede de estadual de ensino em todo o Paraná realizaram nesta sexta-feira um grande ato marcado pelas centrais sindicais para lembrar tamb

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2015, 10:51:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Completando um mês das manifestações ocorridas na Assembléia Legislativa de Curitiba (em 29 de abril), professores da rede de estadual de ensino em todo o Paraná realizaram nesta sexta-feira um grande ato marcado pelas centrais sindicais para lembrar também o que consideraram uma ação violenta da Polícia Militar do Paraná. Naquela manifestação, conforme foi divulgado, mais de 200 pessoas ficaram feridas.

continua após publicidade

Em Apucarana, cerca de 200 professores realizaram um ato na Praça Rui Barbosa no centro, por volta das 9h. Portando faixas e cartazes de crítica ao Governo Estadual, professores iriam seguir até a Câmara Municipal de Apucarana. "Mesmo após tantos atos, fica a impressão de que não caminhamos. O Governo afirma que a greve não termina devido aos professores, quando na verdade, não estamos tendo diálogo em relação às questões pleiteadas", afirmou Arildo Ferreira de Castro, presidente da APP, que esteve na manifestação.

Professores portavam também cruzes pretas de madeira, como um sinal de 'luto' pela educação do estado.

Utilizando um carro de som, professores marcharam pela Avenida Curitiba e entregaram panfletos à motoristas que passavam pelo local sobre as principais pautas da categoria. Ao chegaram à câmara dezenas de pessoas marcaram o chão e a escadaria do local com tinta vermelha, para relembrar atos violentos ocorridos em Curitiba. Por volta das 11h, professores planejavam seguir para o Núcleo Regional da Educação. Grandes manifestações ocorreram em outras cidades próximas como Londrina.

continua após publicidade

Manifestante 'marca' escadaria da câmara com tinta vermelha em repúdio a atos violentos - Foto: Bruno Leonel


A APP-Sindicato, entidade que representa os servidores da educação, classifica o episódio de “massacre do Centro Cívico”. No dia 29 de abril deste ano, professores protestavam em frente à Assembleia Legislativa contra o trâmite do projeto de lei do Executivo que alterava o fundo de previdência dos servidores. A matéria foi sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB) no dia seguinte, em meio à repercussão internacional em torno da reação da PM.

Curitiba

continua após publicidade

Os professores e funcionários da rede pública estadual de ensino do Paraná participam de uma manifestação no Centro Cívico, em Curitiba, desde às 9h desta sexta-feira (29). O protesto marca um mês do confronto entre policiais militares e manifestantes que deixou 213 pessoas feridas, no dia 29 de abril. Os profissionais são contra à aprovação de uma mudança na Previdência dos servidores paranaenses e estão em greve desde 25 de abril.

Professores fazem protesto para relembrar o dia do confronto entre professores e PM em abril deste ani (Foto: Joka Madruga / Divulgação )

continua após publicidade

A marcha também ocorre em apoio ao Dia Nacional de Manifestações e Paralisações convocado e terá a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais. Os manifestantes se concentraram na Praça 19 de Dezembro e seguiram em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico, por volta das 11h.


Mais informações da edição deste sábado (29) da Tribuna do Norte

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "​Professores fazem passeata em Apucarana e protesto na Câmara de Vereadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!