MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Fórum discute implantação de regiões metropolitanas

O plenário da Câmara de Vereadores de Apucarana recebe hoje (sexta-feira – 06/11), a partir das 9h30, o Fórum Metropolitano. Uma promoção da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o evento discutirá critérios impos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.11.2015, 07:34:00 Editado em 27.04.2020, 19:55:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O plenário da Câmara de Vereadores de Apucarana recebe hoje (sexta-feira – 06/11), a partir das 9h30, o Fórum Metropolitano. Uma promoção da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o evento discutirá critérios impostos pelo Estatuto das Metrópoles (Lei nº 13.089, de 2015). 

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes

continua após publicidade


De acordo com a nova lei, as regiões metropolitanas têm até 2017 para adequação, com risco de pena aos gestores públicos ou até dissolução da região. Atualmente, no Paraná apenas a Região Metropolitana de Curitiba cumpre os requisitos. O prefeito Beto Preto enaltece a importância do fórum, que objetiva discutir com autoridades municipais a aplicação da lei na Região Metropolitana de Apucarana (RMA) e possíveis mudanças. “Debates como este são de grande relevância, pois contribuem para esclarecer dúvidas e fortalecem os laços entre os municípios-membros”, observa. 

Foto: José Luiz Mendes


A RMA, recém-criada a partir de projeto de lei de autoria do deputado Estadual Nelson Justus, é composta por Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí. “Sua estruturação abre novas perspectivas de desenvolvimento para toda região, uma vez que oferece possibilidade real de prospecção de verbas específicas para áreas importantes como as da construção civil, habitação, saneamento, transporte, entre outras”, complementa o prefeito Beto Preto. A audiência pública de Apucarana contará com explanações técnicas do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade).

São convidados prefeitos, vereadores e presidentes de institutos ou associações dos municípios que integram a RMA. A comissão da Alep, que tem como missão elaborar soluções legislativas integradas para as cidades que integram Regiões Metropolitanas no estado do Paraná, além de promove o diálogo entre representantes dessas regiões para compartilhar experiências, projetos e necessidades, é presidida pelo deputado Estadual Alexandre Guimarães. No total, serão oito fóruns, um por metrópole. O primeiro aconteceu no dia 20 de outubro, em Curitiba. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.forummetropolitano.com.br.



Com assessoria do fórum metropolitano

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fórum discute implantação de regiões metropolitanas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!