MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana exige mais segurança

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveiran (PMDB), convocou a cúpula dos órgãos de segurança do município para uma reunião, hoje (10) pela manhã, com a finalidade de pedir mais empenho no sentido de reduzir os índices de criminalidade.   Os

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2011, 08:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:47:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveiran (PMDB), convocou a cúpula dos órgãos de segurança do município para uma reunião, hoje (10) pela manhã, com a finalidade de pedir mais empenho no sentido de reduzir os índices de criminalidade.

continua após publicidade

Os comandos do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), da Guarda Municipal e da Polícia Civil (17ª SDP), além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança ouviram do prefeito a argumentação de que o número de roubos e furtos cresceu de forma significativa no município durante últimas semanas.

continua após publicidade

As autoridades da área de segurança explicaram que a proporcionalidade do efetivo policial não tem acompanhado o aumento da criminalidade e destacaram o tráfico de drogas como "base da pirâmide da criminalidade, do qual derivam vários outros crimes".

continua após publicidade

A polícia adiantou que vai colocar mais gente para trabalhar nas ruas, em "operação sufoco" contra a criminalidade.

A reunião - O aumento do número de assaltos e roubos à mão armada em Apucarana nos últimos dias motivou a realização de uma reunião específica entre as Força de Segurança. Convocada pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), o encontro aconteceu nesta terça-feira (10/05) no gabinete municipal. “O ponto chave neste momento é tirar esses marginais de circulação e para isto é imprescindível que todas as autoridades trabalhem com planos bem alinhados. Temos agido assim sempre e certamente mais uma vez daremos uma resposta rápida à sociedade”, disse João Carlos.

continua após publicidade

Para reforçar a segurança preventiva, o prefeito anunciou uma parceria entre a Guarda Municipal de Apucarana e a Polícia Militar. “Fizemos o teste neste final de semana e foi um sucesso. A partir de agora vamos realizar um policiamento conjunto, ou seja, duplas compostas por um PM e um GM”, disse. Ele ressaltou ainda que estão chegando as novas viaturas para a a Guarda Municipal, adquiradas via Cismel. “Somado a isto, dentro de mais 30 dias também devem chegar as armas de eletrochoque (taser), para contribuir com o trabalho da nossa corporação”, detalhou prefeito.

continua após publicidade

Segundo tem apurado as investigações policiais, grande parte dos roubos registrados em empresas de Apucarana nos últimos dias poderia ser evitada se os empresários fossem mais vigilantes e cautelosos. “Suspeitamos que as ações criminosas são previamente planejadas com base em informações privilegiadas repassadas por quem conhece ou já conheceu as rotinas da empresa. Orientamos aos empresários que evitem dar informações ou dicas de onde guardam valores e, se possível, não tê-los em espécie em sua empresa ou residência. Também é importante alterar rotinas, fazer trajetos diferentes, procurar sempre que possível movimentar quantias financeiras de forma mais profissional, através de transferências bancárias, cheques”, disse Waldir Abraão, delegado-chefe da 17ª Delegacia da Polícia Civil.

continua após publicidade

Com relação à recente onda de crimes, ele ressalta que as investigações já estão bem adiantadas. “Estamos no encalço destes bandidos. Eles vêm de fora, agem com motos. Mas vamos pegá-los muito em breve”, disse o delegado. Para tanto, além das pistas já rastreadas, a polícia conta com a parceria da população. “Trabalhamos com informações e neste sentido a sociedade é nossa grande colaboradora. Sozinho não conseguimos (polícia) fazer tudo. Denúncias por parte do cidadão de bem são sempre importantes”, destacou Abraão.

continua após publicidade
continua após publicidade

O modo de operação dos marginais, na recente onda de assaltos e roubos à mão armada, tem sido semelhante em praticamente todas as ocorrências. “Bandidos armados chegam direto ao setor onde há grande quantidade de dinheiro, ou, em motos, abordam funcionários que transportam esses valores em malotes pelas ruas. Indício muito forte de que eles obtêm informações privilegiadas, com antecedência, para agir”, reforça o comandante do 10º BPM, major Aimoré Nunes. Ele destaca que a polícia tem agido. “Temos feito o nosso trabalho. A polícia está prendendo, investigando, realizando rondas preventivas”, detalha. Na próxima semana, o 10ª BPM deve colocar em operação a ROTAM Motos. “Serão duas equipes, com quatro policiais”, informa o comandante.

Telefones para denúncias anônimas - Polícia Militar - 190; 0800-6431161 - Polícia Civil - 3422-0445; 197 - Guarda Municipal - 3422-5541.

continua após publicidade

Proteção nos bancos

Por força de lei municipal, as agências bancárias de Apucarana devem instalar biombos frente aos caixas (que impede visualização das transações feitas entre o usuário e atendente) e câmeras de monitoramento no lado externo. Dentro de 30 dias, o cumprimento das exigências será fiscalizada pelo Procon Apucarana. “Vamos cobrar que a lei seja efetivada na prática e com isso o cidadão ganhará certamente em segurança”, analisou Rafael Silva, coordenador do órgão. Segundo ele, hoje Apucarana possui 11 agências bancárias, 8 lotéricas e 5 correspondentes bancários.

Presenças

Na reunião que debateu novas estratégias para a segurança, também estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal de Apucarana, Maurício Melo, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg), Rildo Galeriani e o presidente da Associação Comercial, Indústrial e de Serviços de Apucarana (Acia), além de outros integrantes diretivos das instituições.

"

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana exige mais segurança"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!