MAIS LIDAS
VER TODOS

'CIAMP Rua'

Comitê monitorará políticas voltadas aos moradores em situação de rua

Ao assinar o decreto de posse, o prefeito Júnior da Femac classificou o ato como histórico

Da Redação

·
Reunião foi realizada nesta sexta-feira (8)
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Reunião foi realizada nesta sexta-feira (8)
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2024, 18:47:16 Editado em 08.03.2024, 18:47:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em ato na Sala das Cerejeiras, no Centro Cultural Fênix, o prefeito Júnior da Femac concedeu posse, nesta sexta-feira (08/03), aos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua no Município de Apucarana (CIAMP Rua Apucarana). Formado por membros titulares e suplentes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, trata-se de um instrumento de gestão de caráter consultivo, propositivo e de monitoramento, em âmbito municipal, da política estadual voltada à população em situação de rua.

continua após publicidade

Ao assinar o decreto de posse, o prefeito Júnior da Femac classificou o ato como histórico. “Pela primeira vez em Apucarana poder público e sociedade civil estão organizadas de forma institucionalizada para enfrentar, unida, a situação de forma técnica, humana e cristã. Um desafio grande, que não é exclusivo de Apucarana, nem do Paraná, nem do Brasil. Em todo o mundo, por mais diversos e complexos motivos, por opção ou não, seres humanos acabam em situação de rua. Cabe agora a este conselho intersetorial reunir-se periódicamene para debater a questão e definir ações conjuntas para atender essa população, procurando o melhor para o ser humano. Se for preciso viajar para conhecer experiências exitosas, viagem. Da parte da prefeitura, o conselho pode contar com todo empenho. Não vai faltar recursos financeiros nem humanos para viabilizar o que for deliberado. Vamos fazer um trabalho técnico e humano, buscando a inclusão, seja a pessoa de Apucarana ou de fora, vamos oferecer ferramentas e caminhos para que, querendo, tenha a oportunidade de sair da situação de rua”, disse o prefeito de Apucarana.

-LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana já recebeu à vista R$1,8 milhão de IPTU

continua após publicidade

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, Apucarana tem cerca de 60 pessoas vivendo em situação de rua. Além do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), onde é oferecido atendimento social e psicológico, roupas, banho, almoço e pernoite, entre outros serviços sociais, a administração municipal mantém permanente trabalho de abordagem e acolhimento às pessoas em situação de rua. “Esse comitê, que conta com poder público e diversas entidades da sociedade, é resultado da visão do prefeito Júnior da Femac, um gestor com sensibilidade e olhar social. Apucarana já conta com importantes políticas e tenho a certeza de que, a partir do trabalho deste comitê, que conta com cabeças pensantes de vários segmentos, muitas novas ações serão idealizadas e implementadas para ajudar essas pessoas”, salientou Jossuela Pirelli.

Vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, o conselho tem por finalidade maior auxiliar a implementação e monitoramento das políticas públicas a fim de garantir a promoção e proteção dos direitos humanos da pessoa em situação de rua, elaboração do Plano Municipal dos Direitos da População em Situação de Rua e competência para encaminhar e receber denúncias que envolvam violações de direitos humanos, encaminhando-as aos órgãos competentes para as providências cabíveis, e acompanhar os procedimentos administrativos adotados. “A cidade de Apucarana, através da gestão do prefeito Júnior da Femac, hoje demonstra que não corre os perigos da indiferença. Governo e sociedade civil organizada unida em prol do melhor do ser humano”, observou Dr. Danylo Acioli, secretário Especial de Assuntos Estratégicos de Apucarana.

Compõem o conselho intersetorial representantes titulares e suplentes do poder público e da sociedade civil organizada. Pelo poder público são membros oriundos da Secretaria Municipal de Assistência Social; Guarda Civil Municipal; Polícia Militar; Núcleo Regional de Educação; Autarquia Municipal de Saúde; Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar; Defensoria Pública do Estado do Paraná com atuação Municipal; OAB Subseção Apucarana e Câmara Municipal de Apucarana. Pela sociedade civil: duas organizações que efetuam trabalhos voltados à população de rua; duas organizações da sociedade comercial e/ou industrial; dois Conselhos Municipais que exerçam o Controle Social; Conselho Comunitário e/ou Comunidade; Conselho dos Pastores; e Mitra Diocesana de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê monitorará políticas voltadas aos moradores em situação de rua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!