MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Fórum Eleitoral abre neste final de semana para regularizar títulos

Segundo dados do Cartório Eleitoral, Apucarana tem 18.010 títulos cancelados no sistema; prazo para regularização termina em 8 de maio

Da Redação

·
Fórum Eleitoral de Apucarana fica na Rua Urânio, 880
Icone Camera Foto por Tribuna do Norte
Fórum Eleitoral de Apucarana fica na Rua Urânio, 880
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2024, 13:22:29 Editado em 11.04.2024, 13:22:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fórum Eleitoral de Apucarana vai funcionar neste sábado (13) e domingo (14) em regime de plantão. O objetivo é dar mais tempo para que os eleitores regularizem a situação eleitoral, solicitem a transferência de domicílio eleitoral e atualizem dados cadastrais visando as eleições municipais de outubro.

continua após publicidade

Segundo dados do Cartório Eleitoral, Apucarana tem 18.010 títulos cancelados no sistema. Esse número, segundo a chefe do cartório eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, envolve eleitores que não compareceram na revisão biométrica em 2015 e também os que não votaram há mais de três eleições consecutivas. Com a atualização, número de eleitores aptos de Apucarana, atualmente 94.867, pode aumentar.

-LEIA MAIS: Governo Lula é aprovado por 50% em SP, 52% em MG, 44% no PR e 49% em GO, aponta Genial/Quaest

continua após publicidade

O número inclui ainda eleitores que já morreram e não tiveram seus dados baixados. Desses 18 mil, a estimativa é que pouco mais de 30% sejam de eleitores em óbito. Dessa forma, pelo menos 12 mil eleitores precisariam regularizar a situação.

O prazo termina em 8 de maio, quando o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano.

Neste sábado, o funcionamento do Fórum Eleitoral, localizado na Rua Urânio, 880, na região do Parque Jaboti, será das 9 às 17 horas e, no domingo, das 9 às 13 horas.

continua após publicidade

Andrea orienta os eleitores a não deixarem a regularização para a última hora. “O movimento já aumentou bastante nos últimos dias, mas na reta final costuma ter bastante fila”, pontua.

Entre 22 de abril e 8 de maio, o Fórum Eleitoral de Apucarana vai ampliar o atendimento diário. O órgão vai funcionar das 9h às 18 horas de segunda a sexta-feira, justamente por conta do aumento da procura em virtude da reta final do prazo de regularização do título. Atualmente, o funcionamento é das 12h às 18 horas.

Além deste próximo final de semana, no sábado (4 de maio), das 9 às 17 horas, e domingo (5 de maio), das 9 às 13 horas, o Fórum Eleitoral também vai funcionar em regime de plantão.

continua após publicidade

Além de Apucarana, a ampliação do atendimento vai ocorrer nos 28 Fóruns Eleitorais do Paraná, incluindo Arapongas.

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, os eleitores devem apresentar os seguintes documentos: documento de identidade original com foto; comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho); e certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

Para reforçar o alerta o para o final do prazo de regularização, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em rede nacional de rádio e televisão, nova campanha, com o mote “Título na mão é sossego na eleição”. A ação busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade em outubro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fórum Eleitoral abre neste final de semana para regularizar títulos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!