MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Fonoaudiólogos comemoram hoje o Dia Mundial da Voz

Para conversar, cantar ou trabalhar, a voz é um instrumento indispensável na vida de todos. Devido a essa importância, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora dia 16 de abril (hoje) o “Dia Mundial da Voz”, realizando ações em favor a conscien

Da Redação

·
 “Sinceramente, não tenho nenhum cuidado especial. Fui apenas a um fonoaudiólogo para melhorar a dicção, mas isso já faz tempo”, diz Luís Maltas, locutor de rádio há 20 anos
Icone Camera Foto por TN Online
“Sinceramente, não tenho nenhum cuidado especial. Fui apenas a um fonoaudiólogo para melhorar a dicção, mas isso já faz tempo”, diz Luís Maltas, locutor de rádio há 20 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2012, 15:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para conversar, cantar ou trabalhar, a voz é um instrumento indispensável na vida de todos. Devido a essa importância, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora dia 16 de abril (hoje) o “Dia Mundial da Voz”, realizando ações em favor a conscientização dos cuidados com a voz.


Cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros, usam a voz como instrumento de trabalho. Atores, cantores, locutores, professores, operadores de tele serviços, vendedores, entre outros. Muitos destes profissionais, não se atentam aos cuidados necessários.


Luis Maltas, 40, é locutor há vinte anos, e confessa não ter cuidados específicos com a sua voz. “Sinceramente, não tenho nenhum cuidado especial. Fui apenas a um fonoaudiólogo para melhorar a dicção, mas isso já faz tempo”, conta.


O otorrinolaringologista Eduardo Felipe de Paula alerta estes profissionais os cuidados que devem ter. “É importante evitar o abuso vocal. Gritar, pigarrear e falar alto demasiadamente, são atitudes que prejudicam a voz”. Ele ressalta a importância de um acompanhamento médico. “Quem utiliza a voz como instrumento de trabalho, deve procurar um médico e um fonoaudiólogo, já os demais, somente evitar excessos”, aconselha.


Segundo o médico, os principais problemas ligados à voz são os nódulos, conhecidos como “calos vocais”, mais comuns em crianças e professoras. Doenças mais sérias, como tumores na laringe, são mais frequentes em fumantes.


A fonoaudióloga Gesami Queiroz Bissoli contou quais são os cuidados básicos que devemos ter com a voz. “Hidratar a prega vocal, tomando água várias vezes ao dia e praticando aquecimentos vocais ajudam a manter a saúde vocal”.


As alterações da voz como a rouquidão, dor ao engolir e pigarro em excesso, além do tabagismo podem ser sintomas causados por doenças. Se não cuidadas devidamente podem vir se tornar doenças mais sérias, como o câncer de laringe. A fonoaudióloga aconselha a procura de um médico se o problema persistir. “Se a rouquidão permanecer por mais de cinco dias, é necessário procurar ajuda médica”, ressalta.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Fonoaudiólogos comemoram hoje o Dia Mundial da Voz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!