Você está aqui: Página Inicial / Economia

Publicado em 06 de Agosto de 2012, ás 09h42min

IGP-DI em 2012 subirá de 7,05% para 7,24%, diz mercado

Agência Estado: Fernando Nakagawa, em Tribuna do Norte

Texto
As projeções para os IGPs em 2012 subiram mais uma vez na pesquisa Focus do Banco Central (BC). No levantamento divulgado nesta segunda-feira, a mediana das apostas para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) neste ano avançou de 7,05% para 7,24%, na sexta elevação seguida. Para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que corrige a maioria dos contratos de aluguel, a expectativa avançou de 6,57% para 7,12%. Quatro semanas atrás, o mercado previa altas de 6,19% para o IGP-DI e de 6,09% para o IGP-M.

Para 2013, porém, as previsões não foram alteradas. A estimativa de alta para os dois indicadores seguiu em 5,00%. Há quatro semanas, o mercado esperava taxa de 4,90% para o IGP-DI e de 5,00% para o IGP-M.

A pesquisa também mostrou que a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2012 foi na direção contrária e caiu de 4,52% para 4,31%. Há um mês, a expectativa dos analistas era de alta de 4,51% para o índice que mede a inflação ao consumidor em São Paulo. Para 2013, a mediana das estimativas para o IPC da Fipe caiu de 4,83% para 4,80%, abaixo dos 4,85% projetados há quatro semanas.

Economistas mantiveram ainda a estimativa para o aumento do conjunto dos preços administrados - as tarifas públicas - em 3,50% para 2012, idêntico ao observado quatro semanas antes. Para 2013, porém, a expectativa subiu de 4,45% para 4,50%, ante 4,50% de um mês antes.

Aviso Importante: O TNonline não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados por "USUÁRIO".

Atenção: Seu comentário passará por um filtro de moderação. O TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.

Escreva seu comentário

escreva seu comentário

AntiRobo enviar comentário
Seu comentário foi enviado e aguarda aprovação.

Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Últimas Notícias


TnOnline.com.br
Apucarana
Arapongas
Vale do Ivaí
Social
Economia
Esportes
Entretenimento
Geral
Política
Anuncie
TRIBUNA DO NORTE
Você
Política
Cidades
Esportes
Edição Digital
Colunistas
Veículos
Imóveis
Economia
Geral
Tecnologia
Vamos Ler
Safra
Serviços
Direito
Empregos
Selo IVC
© 2000 - 2013 - Todos os direitos reservados à Editora Tribuna do Norte S/A. Este material não pode ser publicado, trasmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
VAMOS LER
Quem Somos
Projetos
Faça Parte
Dicas
Patrocinadores
Nas Escolas
Downloads
GRUPO TRIBUNA
Unidades
Mídia Kit
Fale Conosco
Quem Somos
Social e Ambiental
Trabalhe Conosco
Grupo Tribuna Grafinorte Tribuna Do Norte Jorna da Manhã Tnonline Jmnews Radio Tribuna Projeto Vamos Ler