MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Meta do governo chinês é alta de 7,5% neste ano

SÃO PAULO, SP, 4 de março (Folhapress) - O governo chinês anunciou que sua meta de crescimento neste ano para a segunda maior economia global é de 7,5%. A meta é a mesma do ano passado, quando o PIB da China cresceu 7,7%. Geralmente os números previsto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2014, 22:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:18:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 4 de março (Folhapress) - O governo chinês anunciou que sua meta de crescimento neste ano para a segunda maior economia global é de 7,5%.

A meta é a mesma do ano passado, quando o PIB da China cresceu 7,7%.

Geralmente os números previstos por Pequim são menos ambiciosos que a realidade (de 2005 a 2011, a estimativa era de avanço de 8%, mas ele chegou a superar 10%). Porém, com as conquistas já obtidas, fica mais difícil voltar ao ritmo de dois dígitos.

A meta, divulgada na abertura do Congresso Nacional do Povo, é a primeira do governo do primeiro-ministro Li Keqiang, que assumiu o cargo no ano passado.

Em documento, Li afirmou que a China tem como objetivo

continua após publicidade
uma política monetária equilibrada". Seu antecessor, Wen Jiabao, disse no ano passado que o alvo era uma política monetária prudente". Essa mudança de discurso foi interpretado como um sinal de que o governo está disposto a cortar juros para estimular a economia. A capacidade da China de continuar a crescer de modo acelerado é importante porque ela vem sendo o motor da economia global nos últimos anos. Seu papel pode ficar ainda mais importante neste ano, com os emergentes sofrendo os efeitos da retirada de estímulos pelo BC dos EUA, iniciada no fim de 2013. A China (que só tem um PIB menor que o americano) é grande consumidora de matérias-primas que têm sua origem em economias emergentes -inclusive do Brasil, que tem o país como o principal mercado para suas mercadorias, como soja e minério. Previsão do FMI, de janeiro, aponta que a China vai crescer 7,5% em 2014 e 7,3% no ano que vem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Meta do governo chinês é alta de 7,5% neste ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!