MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aposentadoria de versões antigas faz vendas de líderes despencarem

SÃO PAULO, SP, 8 de março (Folhapress) - Com as aposentadorias do Gol G4 e do Uno Mille, as vendas dos dois modelos líderes de mercado encolheram, em média, 30% no mês passado. O compacto da VW foi o que sofreu a maior queda. Passou de 21,6 mil emplaca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2014, 10:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 8 de março (Folhapress) - Com as aposentadorias do Gol G4 e do Uno Mille, as vendas dos dois modelos líderes de mercado encolheram, em média, 30% no mês passado.

O compacto da VW foi o que sofreu a maior queda. Passou de 21,6 mil emplacamentos em janeiro para 14 mil em fevereiro. Nem a chegada do subcompacto Up! (2.115 unidades) foi suficiente para cobrir o "buraco", já que o novato ainda ganha escala de produção.

Já o Fiat viu suas vendas caírem no período de 13,6 mil unidades para 10,4 mil. Mas a montadora, para não perder o posto de carro mais barato do país, assim que aposentou o Mille, reposicionou o Palio Fire, que agora parte de R$ 24.790.

O Mille e o Gol G4 saíram de linha por não possuírem airbag e ABS de série, obrigatórios por lei desde o início do ano. Suas vendas eram somadas às das versões mais modernas de seus respectivos modelos.

O encolhimento das vendas, porém, foi generalizado. Dos 20 carros mais comercializados do país, mais da metade teve a procura reduzida.

Segundo Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave (associação das concessionárias), muitos consumidores anteciparam a compra em janeiro para aproveitar as últimas unidades em estoque com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido.

Mesmo assim, foram emplacados em fevereiro 245,9 mil automóveis e comerciais leves, alta de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o saldo também é positivo (5%).

As grande surpresas entre os mais vendidos foram as picapes compactas. A Fiat Strada, que ganhou opção de cabine dupla com três portas, foi o segundo automóvel do ranking, com 13,4 mil emplacamentos -apenas 612 unidades a menos que o líder VW Gol.

A VW Saveiro subiu uma posição na lista, passando a 12º, e a Chevrolet Montana, em 20º, foi o modelo que apresentou o maior crescimento comercial da pelotão (+23%).

No segmento dos hatches médios, o destaque de fevereiro foi o Focus (1.988 unidades), que ultrapassou o VW Golf (1.665) e o Chevrolet Cruze (1.340).

Entre as montadoras, a Fiat mantém a liderança (22,2%), seguida por VW (17,9%), Chevrolet (17,7%), Ford (9,2%), Renault (6,8%) e Hyundai (6,4%).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aposentadoria de versões antigas faz vendas de líderes despencarem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!