MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Líder mundial do setor de bananas terá sede em Dublin, na Irlanda

SÃO PAULO, SP, 10 de março (Folhapress) - Embora os maiores exportadores de banana no mundo sejam Equador, Costa Rica e Colômbia, a mais nova gigante do setor vem do clima temperado: a irlandesa-americana ChiquitaFyffes. A fusão da americana Chiquita B

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2014, 16:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 10 de março (Folhapress) - Embora os maiores exportadores de banana no mundo sejam Equador, Costa Rica e Colômbia, a mais nova gigante do setor vem do clima temperado: a irlandesa-americana ChiquitaFyffes.

A fusão da americana Chiquita Brands e da irlandesa Fyffes foi anunciada ontem e criará a maior empresa de bananas do mundo, com receitas anuais de US$ 4,6 bilhões.

A Irlanda não produz bananas. Os EUA, quase nada -8 mil toneladas ao ano, contra 8 milhões do Equador. Toda a produção das duas empresas se concentra em terras tropicais nas Américas (inclusive no Brasil) e na África, tanto em fazendas próprias quanto de terceiros.

As duas empresas começaram, ainda no século 19, como importadoras de frutas. No caso da Chiquita, seu fundador, Lorenzo Dow Baker, começou o negócio comprando 120 cachos de banana na Jamaica em 1870, revendendo-os 11 dias depois em Nova Jersey e, em seguida, reinvestindo o lucro.

Ao longo das décadas, através de expansões, fusões e compras, as empresas foram dominando as outras partes da cadeia de produção. A marca Chiquita Banana surgiu nos anos 1940, em remissão à brasileira Carmem Miranda o logo da empresa é uma mulher com um chapéu de frutas.

A nova empresa também atuará nos mercados de melão, abacaxi e de saladas. Estará em mais de 70 países e terá 32 mil funcionários.

As ações da empresa serão negociadas na Bolsa de Nova York, mas a sede da nova líder do setor será a nada tropical Dublin de agora em diante, a capital mundial da banana.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Líder mundial do setor de bananas terá sede em Dublin, na Irlanda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!