MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com a ajuda de robô, jornal noticia terremoto em primeira mão

SÃO PAULO, SP, 26 de março (Folhapress) - Por causa de um robô, o jornal americano "Los Angeles Times" foi o primeiro veículo a noticiar o terremoto de 4,4 graus de magnitude que atingiu a cidade no último dia 17. Segundo reportagem da revista digital

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2014, 17:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP, 26 de março (Folhapress) - Por causa de um robô, o jornal americano "Los Angeles Times" foi o primeiro veículo a noticiar o terremoto de 4,4 graus de magnitude que atingiu a cidade no último dia 17.

Segundo reportagem da revista digital "Slate", embora o texto levasse a assinatura de Ken Schwencke, o material foi elaborado por um algoritmo chamado Quakebot, desenvolvido por Schwencke, programador e jornalista.

Ele contou à publicação que, após acordar por causa do tremor, precisou apenas ler e publicar o texto, que foi ao ar três minutos após o incidente.

Sempre que o Quakebot recebe um alerta do Serviço Geológico dos EUA sobre um terremoto em escala acima de um determinado limite, ele extrai os dados relevantes dos relatórios e insere as informações em um modelo de texto já pré-escrito. O texto é então integrado ao sistema de gerenciamento de conteúdo do "Los Angeles Times", onde fica até ser revisado e publicado por um editor.

O algoritmo gera um texto sucinto e, segundo Schwencke explicou à "Slate", não tem como objetivo escrever uma história completa ou perspicaz. Essa parte cabe aos jornalistas do "Los Angeles Times". Pouco menos de seis horas após o texto gerado pelo Quakebot ter sido publicado no dia 17, o material já havia sido atualizado 71 vezes pela equipe do jornal, de acordo com a revista.

O Quakebot não é o primeiro robô usado na redação do "Los Angeles Times". A equipe de dados do jornal já desenvolveu um mecanismo similar que compila dados sobre homicídios ocorridos na área de cobertura do veículo.

Schwencke disse à "Slate" que não vê o robô como uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, apenas torna-o mais interessante. Embora possa construir um texto básico, o Quakebot não pode avaliar eventuais danos no solo, nem entrevistar especialistas ou discernir aspectos subjetivos que permeiam a história.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com a ajuda de robô, jornal noticia terremoto em primeira mão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!