MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tombini diz que parte da alta dos juros ainda não tocou a inflação

Por Eduardo Cucolo BRASÍLIA, DF, 16 de abril (Folhapress) - O Banco Central voltou a dar sinais de que o ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic) iniciado em abril do ano passado está próximo do fim. O presidente da instituição, Alexandre Tombini,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2014, 12:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Eduardo Cucolo

BRASÍLIA, DF, 16 de abril (Folhapress) - O Banco Central voltou a dar sinais de que o ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic) iniciado em abril do ano passado está próximo do fim.

O presidente da instituição, Alexandre Tombini, disse hoje que parte relevante da política de juros "ainda não tocou a inflação".

Afirmou ainda que o câmbio deixou de ser um fator que estava se contrapondo ao trabalho do BC de combate à inflação.

Em relação à alta recente do IPCA --de 0,92% em março--, influenciada em parte pelos preços dos alimentos, Tombini voltou a dizer que houve um choque "temporário" nesse segmento.

"O Banco Central vem trabalhando para que esse choque se circunscreva ao setor. A inflação de alimentos já vem dando mostra de recuo. Com isso, veremos a inflação mensal nos próximos meses recuando."

As projeções do mercado financeiro são de que a Selic, que subiu de 7,25% para 11% ao ano nos últimos 12 meses, chegue a 11,25% na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do fim de maio. Parte dos analistas avalia, entretanto, que o BC pode manter os juros no patamar atual até o fim do ano.

Tombini participou de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tombini diz que parte da alta dos juros ainda não tocou a inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!