MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mantega admite que inflação acumulada pode ultrapassar limite

Por Sofia Fernandes BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje que a inflação acumulada em 12 meses pode ultrapassar o limite de 6,5% estabelecido pelo governo. A inflação do ano, medida de janeiro a dez

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2014, 13:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Sofia Fernandes

BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje que a inflação acumulada em 12 meses pode ultrapassar o limite de 6,5% estabelecido pelo governo. A inflação do ano, medida de janeiro a dezembro, não deve estourar o teto da meta, afirmou.

"Quando você pega inflação no seu pico, no período mais forte, em 12 meses, pode até ultrapassar os 6,5% que é o nosso limite máximo. Mas depois ela diminui, arrefece."

Segundo Mantega, a inflação elevada é sazonal, e chegou a seu ponto máximo em março e abril, puxada pela escassez de chuvas -que elevou o preço da energia e de hortifrutigranjeiros.

"Tivemos dois meses de pressão inflacionária, em seguida ela começa a recuar. Posso dizer que os indicadores demonstram que a inflação começou a recuar, de modo que em maio e junho ela será mais baixa", disse.

Vilão

Um dos itens que mais tem puxado a inflação é a energia elétrica. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem aprovado reajustes na casa de dois dígitos às distribuidoras.

Segundo Mantega, a energia elétrica teve "um aumento um pouquinho maior, por causa da questão das chuvas".

"Todo ano tem um vilão na história da inflação, mas importante que seja apenas um vilão, e os outros preços possam flutuar e cair ao longo do tempo e sazonalidade", afirmou.

Mantega negou que os critérios de avaliação da inflação devem mudar. Não haverá a retirada dos alimentos do cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

"Quem faz isso são os Estados Unidos, retira alimento e combustível do índice principal. Não fazemos isso, e continuaremos da mesma maneira, usando os mesmos critérios."

Sobre uma eventual alta do etanol na mistura da gasolina, o ministro afirmou que é "sempre possível, mas que nesse momento não estamos cogitando". A gasolina vendida nos postos brasileiros tem 25% de etanol em sua mistura.

Segundo o ministro, a safra da cana e do etanol começa em maio, o que deve baixar os preços do biocombustível -e da gasolina, consequentemente- ajudando a reduzir a inflação.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mantega admite que inflação acumulada pode ultrapassar limite"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!