MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministério lança sistema para facilitar fiscalizações trabalhistas

Por Sofia Fernandes BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O Ministério do Trabalho lançou hoje sistema eletrônico para facilitar a fiscalização do cumprimento de questões trabalhistas, como pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2014, 15:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Sofia Fernandes

BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O Ministério do Trabalho lançou hoje sistema eletrônico para facilitar a fiscalização do cumprimento de questões trabalhistas, como pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O objetivo do governo é fiscalizar um número maior de empresas, diminuir custo e tempo com essas operações, e aumentar o recolhimento do FGTS.

O governo estima que poderá triplicar a recuperação de FGTS por meio de notificações. Esse foi o resultado alcançado em Minas Gerais, onde o sistema tem operado em modo piloto, informou o secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida.

O recolhimento de FGTS no ano passado foi de R$ 94 bilhões. O governo estima que a sonegação gire em torno de 8%. Em 2013, o governo recuperou das empresas notificadas uma parte disso, R$ 2,3 bilhões.

Com o sistema, o governo aposta que será possível aumentar o número de notificações e o valor recolhido, com o cruzamento de dados feito de forma mais eficiente.

Funcionamento

Por meio do sistema, em parceria com a agência virtual dos Correios, o ministério irá enviar notificação às empresas inadimplentes, que poderão responder por meio de e-mail. Dessa forma, fica desnecessária a presença física do empregador notificado e o deslocamento de auditores fiscais para as empresas.

No primeiro momento, o novo sistema será focado no pagamento do FGTS. O governo pretende expandir a fiscalização eletrônica para outras áreas, como cumprimento de cotas de funcionários com deficiência e menores aprendizes.

Segundo o ministro Manoel Dias, a meta do ministério é fazer, até o fim do ano, a transição de todos os processos do ministério para plataformas eletrônicas, tornando mais ágeis os trâmites e aliviando o ministério do acúmulo de papel.

Segundo Dias, o Ministério do Trabalho tem dois prédios alugados para armazenar documentos, e já estuda alugar outro para servir de arquivo.

"Essa burocracia atrasa, prejudica, faz o Estado inoperante, pesado. Até o final do ano, queremos informatizar os serviços todos do ministério."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério lança sistema para facilitar fiscalizações trabalhistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!