MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa tem sessão volátil e termina em queda

O pregão desta terça-feira, 13, foi marcado pela volatilidade e, apesar de o Ibovespa ter operado boa parte do dia no azul, acabou perdendo força nos minutos finais e terminou em baixa. Petrobras e Vale também oscilaram entre altas e baixas e, da mesma fo

Da Redação

·
Ibovespa tem sessão volátil e termina em queda
Icone Camera Foto por Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2014, 17:57:01 Editado em 27.04.2020, 20:14:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O pregão desta terça-feira, 13, foi marcado pela volatilidade e, apesar de o Ibovespa ter operado boa parte do dia no azul, acabou perdendo força nos minutos finais e terminou em baixa. Petrobras e Vale também oscilaram entre altas e baixas e, da mesma forma que impulsionaram, pressionaram para baixo. Ambev, que saiu do vermelho assim que foi anunciado o adiamento de uma tributação para o setor, não conseguiu sustentar os ganhos até o final.

O Ibovespa terminou o dia em baixa de 0,27%, aos 53.907,46 pontos. Na mínima, registrou 53.731 pontos (-0,60%) e, na máxima, 54.243 pontos (+0,35%). No mês, acumula ganho de 4,42% e, no ano, de 4,66%. O giro financeiro totalizou R$ 5,674 bilhões.

"Depois do ganho recente, puxado sobretudo por papéis como Petrobras, a Bovespa acumula certa gordura. E o investidor precisa de notícias para montar novas posições. Como elas estão fracas, o investidor vê o ganho e se retrai na compra, fica um pouco mais prudente", comentou o analista de investimentos de uma corretora paulista.

Além de o mercado doméstico ter tido um pregão de ajustes, o exercício de opções sobre ações na próxima segunda-feira trouxe volatilidade.

Petrobras ON encerrou em -0,23%, PN, em -0,39%, Vale ON em +0,16%, e PNA, em -0,11%. As ações da mineradora eram afetadas mais cedo pelos dados mais fracos sobre a economia chinesa.

Pequim anunciou que a produção industrial no país cresceu 8,7% em abril ante igual período de 2013, desacelerando da alta de 8,8% registrada em março. As projeções indicavam avanço de 8,9%. E as vendas no varejo da China avançaram 11,9% em abril, em base anual, desacelerando em relação ao crescimento de 12,2% observado em março, e abaixo da projeção de 12,2% dos analistas.

Nos EUA, depois de o Dow e o S&P renovarem máximas históricas ontem, hoje operaram sem muito entusiasmo, apesar de baterem novo recorde. A falta de tração foi motivada por dados mais fracos divulgados mais cedo.

O Departamento de Comércio informou que as vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,1% em abril ante março, a US$ 434,57 bilhões, considerando-se ajustes sazonais. Excluindo-se automóveis, as vendas das varejistas ficaram estáveis na mesma comparação. Os resultados vieram abaixo do esperado.

O Dow Jones terminou o dia em alta de 0,12%, aos 16.715,44 pontos, S&P subiu 0,04%, aos 1.897,45 pontos, ambos em novos patamares recordes, e o Nasdaq recuou 0,33%, aos 4.130,17 pontos.

No Brasil, Ambev ON fechou em baixa de 0,48%. Hoje, o governo adiou o início da vigência da nova tabela de tributos sobre bebidas frias, de junho para setembro. O papel reagiu imediatamente ao anúncio, saindo de perda de 0,72% para alta de 0,42%, içando junto o índice, já que a ação é hoje a que tem a quarta maior participação do Ibovespa. A volatilidade da sessão, no entanto, acabou anulando os ganhos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa tem sessão volátil e termina em queda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!