MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

2 - Aneel muda reajuste da Copel e cliente terá conta de luz 23,8% mais cara

JULIA BORBA BRASÍLIA, DF - O reajuste sobre a conta de luz dos consumidores residenciais do Paraná atendidos pela Copel foi alterado nesta terça-feira (22) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O aumento aplicado será de 23,89% e não mais de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2014, 12:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JULIA BORBA
BRASÍLIA, DF - O reajuste sobre a conta de luz dos consumidores residenciais do Paraná atendidos pela Copel foi alterado nesta terça-feira (22) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O aumento aplicado será de 23,89% e não mais de 33,49%.
A alteração atendeu um pleito da Copel, que pediu suspensão do reajuste já aprovado pela empresa e a redução do percentual. A distribuidora atende 4,22 milhões de clientes em 396 municípios do Paraná.
Esse pedido foi feito logo após a definição do aumento pela reguladora no fim de junho, por ser um dos maiores concedidos este ano a uma distribuidora de energia no país.
MUDANÇAS
Inicialmente, o percentual médio de aumento que a empresa poderia aplicar era de 35,05%. Com a mudança, o número cai para 24,86%.
O reajuste médio considera aumentos dos consumidores residenciais e industriais.
Para a indústria, o percentual de aumento passa agora de 37,35% para 26,28%.
De acordo com o relator do processo, diretor Reive Barros, a alteração corresponde a uma redução na arrecadação de R$ 616,3 milhões da empresa.
Da forma como foi feito o pleito da empresa, porém, esse valor poderá voltar a ser considerado pela Aneel em reajustes futuros.
COMPRA DE ENERGIA
A Aneel explicou que o reajuste da Copel se destacou dos demais porque a empresa teve gastos elevados com a compra de energia.
Ela foi necessária para atender a demanda de seus consumidores e teve de ser feita no mercado de curto prazo, ou seja, por meio de contratos mais caros.
Ao calcular reajustes tarifários, a Aneel considera o aumento de custos das empresas, a inflação, além de encargos de transmissão e setoriais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "2 - Aneel muda reajuste da Copel e cliente terá conta de luz 23,8% mais cara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!