MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Geração de vagas se manteve baixa em junho, informa IBGE

Apesar de a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) ter ficado pelo segundo mês consecutivo incompleta, a análise dos dados de junho para quatro das seis regiões metropolitanas do País mostra que o cenário de baixa geração de vagas continua, observou a técnica A

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2014, 13:42:02 Editado em 27.04.2020, 20:11:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar de a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) ter ficado pelo segundo mês consecutivo incompleta, a análise dos dados de junho para quatro das seis regiões metropolitanas do País mostra que o cenário de baixa geração de vagas continua, observou a técnica Adriana Beringuy, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A ocupação não tem crescido como antes. As taxas de crescimento da população ocupada têm sido mais discretas do que o já observado na série histórica", afirmou.

continua após publicidade

Segundo a técnica, as taxas de desemprego nas regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram menores na comparação anual devido à redução no contingente de desocupados. Mas isso não significa que essas pessoas conseguiram emprego. No Rio e em São Paulo, principalmente, houve aumento no grupo dos inativos.

No Rio, a taxa de desemprego caiu de 5,3% em junho do ano passado para 3,2% em igual mês deste ano. No período, foram geradas apenas sete mil vagas. Por outro lado, 123 mil desocupados deixaram o mercado de trabalho, parte provavelmente engrossando o grupo de 224 mil que entraram na chamada população não economicamente ativa.

continua após publicidade

Em São Paulo, não foi diferente. Apenas duas mil vagas foram geradas entre junho do ano passado e igual mês deste ano. No entanto, 164 mil deixaram de ser desocupados, enquanto 354 mil migraram para a inatividade. A taxa de desemprego, na comparação anual, desceu de 6,6% para 5,1%.

"Não tem redução da população ocupada, mas também não está expandindo. Hoje, para o contexto das quatro regiões metropolitanas, o cenário é de estabilidade, em que não há movimento significativo de geração de postos de trabalho", afirmou Adriana. "Há uma redução da procura por trabalho. Assim, há menos pessoas fazendo pressão sobre o mercado", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Geração de vagas se manteve baixa em junho, informa IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!