MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasil poderá abrir contencioso na OMC contra a Indonésia

RENATA AGOSTINI BRASÍLIA, DF - O Brasil pode iniciar uma disputa na OMC (Organização Mundial do Comércio) com a Indonésia diante de indícios de que o país está bloqueando a entrada de carne brasileira. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14) pela

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2014, 20:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RENATA AGOSTINI
BRASÍLIA, DF - O Brasil pode iniciar uma disputa na OMC (Organização Mundial do Comércio) com a Indonésia diante de indícios de que o país está bloqueando a entrada de carne brasileira.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14) pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), que reúne sete ministros de Estado.
A autorização concedida pelo órgão não significa que o pedido de abertura de contencioso será feito de forma imediata. A Camex prevê que negociações bilaterais sejam conduzidas antes do pleito formal à OMC.
Trata-se do mesmo procedimento usado pelo governo em relação à disputa do algodão. A Camex autorizou em fevereiro o pedido de abertura de painel contra os Estados Unidos, mas a medida ainda não foi tomada. O Itamaraty tenta chegar a um acordo com o governo americano antes de levar o caso à OMC.
Além do desgaste político, um contencioso costuma envolver elevados gastos, por isso a busca por esgotar as tentativas pela via diplomática.
Segundo a Camex, a autorização atende à solicitação da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne). O argumento dos representantes do setor é que uma decisão de 2010 da Suprema Corte da Indonésia teve como resultado prático a proibição da entrada do produto brasileiro no mercado daquele país.
"Apesar de o Brasil ser o segundo maior produtor e o maior exportador mundial de carne bovina, o mercado indonésio permanece fechado ao produto nacional e a Austrália se consolidou como maior exportador de carne à Indonésia", diz a Camex.
TRIGO
A câmara também decidiu não prorrogar a redução tarifária para o trigo, de 10% para 0%, aplicada por meio da inclusão do produto na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). A redução deixa de vigorar a partir desta sexta (15), como previsto.
A redução foi anunciada no final de junho. A medida foi adotada para garantir o abastecimento no mercado brasileiro durante a entressafra nos países do Mercosul.
DUMPING
A Camex aprovou ainda a aplicação de antidumping para a entrada de pirofosfato ácido de sódio -sal solúvel usado em alimentos como laticínios e sopas- produzido no Canadá, na China e nos Estados Unidos por até cinco anos. A mesma medida foi tomada para a entrada de resina de policloreto de vinila oriundas da China e da Coreia do Sul.
O antidumping eleva os custos de importação dos produtos e é aplicado quando o governo detecta que a mercadoria está sendo vendida no mercado interno a um preço mais baixo do que no país de origem.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil poderá abrir contencioso na OMC contra a Indonésia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!