MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Copersucar e Cargill começam a operar joint venture de açúcar em outubro

SÃO PAULO, SP - As gigantes do agronegócio Copersucar e a Cargill pretendem começar a operar sua nova joint venture de comercialização de açúcar no mercado global em 1º de outubro, disseram as empresas nesta quarta-feira (20).A nova empresa foi batizada d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.08.2014, 12:39:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - As gigantes do agronegócio Copersucar e a Cargill pretendem começar a operar sua nova joint venture de comercialização de açúcar no mercado global em 1º de outubro, disseram as empresas nesta quarta-feira (20).

continua após publicidade

A nova empresa foi batizada de Alvean e já recebeu todas as autorizações regulatórias necessárias, disseram as companhias.

O negócio foi anunciado em março deste ano. Cargill e Copersucar terão participação de 50% cada uma na Alvean.

continua após publicidade

"Estou confiante de que estamos iniciando uma jornada emocionante, que vai remodelar o setor de açúcar", disse Ivo Sarjanovic, presidente da Alvean.

A joint venture deverá reforçar a posição das duas sócias no mercado internacional de açúcar.

A Copersucar é a maior comercializadora global de açúcar integrada à produção e a maior exportadora brasileira do produto, enquanto a Cargill, com sede nos Estados Unidos e faturamento de US$ 137 bilhões com diversos negócios agropecuários, origina açúcar nos principais países produtores ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

continua após publicidade

O acordo deve gerar economias e ganhos de escala para as empresas, que têm negócios complementares.

Em um mercado altamente competitivo, disputado por grandes tradings internacionais, o diferencial da Copersucar é o acesso à matéria-prima. Ela une a produção de 47 usinas sócias e 50 usinas parceiras em um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e vendas.

A Cargill, por sua vez, destaca-se pela enorme capacidade logística em várias regiões do mundo. Desde que o negócio de açúcar começou a dar prejuízo à multinacional, em 2011, a companhia tirou o pé desse mercado.

continua após publicidade

O acordo, portanto, deve acelerar o processo de internacionalização da Copersucar, ao mesmo tempo em que possibilita à Cargill o retorno à posição de liderança no setor. Pela complementaridade dos negócios, analistas destacaram o alto potencial de geração de valor dessa operação para ambas.

As consequências para o resto do mercado não devem ser tão positivas, uma vez que a transação transforma duas grandes comercializadoras rivais em uma nova empresa, de porte ainda maior.

continua após publicidade


ACORDO

A nova empresa será uma joint venture independente de suas duas controladoras e as atividades de trading serão sediadas em Genebra, na Suíça.

A joint venture terá escritórios em Hong Kong, São Paulo, Miami, Delhi, Moscou, Jacarta, Xangai, Bangkok e Dubai.

Os negócios de etanol e os ativos fixos das duas empresas, como terminais e usinas, não farão parte da transação. Segundo comunicado divulgado quando o negócio foi anunciado, em março, essas atividades continuarão sendo negócios separados, individualmente controlados pela Cargill e Copersucar.

"A joint venture consolidará a capacidade de ambas as empresas, visando aumentar a eficiência, a qualidade e os serviços na cadeia produtiva de açúcar, além de alavancar um profundo conhecimento do mercado mundial para beneficiar nossos clientes", disseram as companhias no comunicado de março.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Copersucar e Cargill começam a operar joint venture de açúcar em outubro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!