MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo anuncia novas medidas para ampliar diversas linhas de crédito

BRASÍLIA, DF - Logo após o Banco Central ter anunciado medidas para ampliar e baratear a oferta de crédito, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (20) um conjunto de medidas para "melhorar a regulação do sistema de crédito bras

Da Redação

·
Governo anuncia novas medidas para ampliar diversas linhas de crédito
Icone Camera Foto por Foto: Banco Central do Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2014, 06:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - Logo após o Banco Central ter anunciado medidas para ampliar e baratear a oferta de crédito, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (20) um conjunto de medidas para "melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro", em suas palavras.

continua após publicidade

Os setores que estão da mira desse pacote de estímulo ao crédito são, principalmente, o imobiliário e o de automóveis.

Uma das medidas é a simplificação do procedimento de compra de imóveis, concentrando no cartório de registro de imóveis todas as informações sobre o bem e seus donos. Todas as informações, que podem resultar em ônus para o novo proprietário, estarão concentradas na matrícula do imóvel.

continua após publicidade

Segundo Mantega, essa mudança vai tornar mais fácil a compra de imóvel financiado -tanto para o banco na hora da liberação do financiamento, como para o comprador. A medida visa reduzir riscos e custos operacionais e ampliar os prazos para financiamento.

Para o secretário-executivo da Fazenda, Paulo Caffarelli, com a medida, "vai deixar de existir a busca desenfreada por cartórios de todo o Brasil por restrições do imóvel".

ENDIVIDAMENTO

continua após publicidade

"Essas medidas vão no sentido de aumentar a segurança jurídica das transações e no sentido de reduzir o custo dessas operações e simplificar essas operações. São medidas que vão para contribuir com produtividade e competitividade do sistema financeiro, aquilo que todos querem no Brasil", afirmou Mantega, sobre o pacote.

Dentro das medidas, está a que permite o alongamento do endividamento das famílias. O cidadão que tem um imóvel quitado poderá usar o imóvel como garantia para financiamento para qualquer finalidade, o que reduz os juros e possibilita aumento do prazo.

Parte dos recursos da caderneta de poupança aplicados no mercado imobiliário poderá ser usada para operações de crédito que tenham imóvel quitado como garantia.

continua após publicidade

GARANTIA

Outra medida anunciada é a facilitação de recuperação de bens financiados, como carros, motos, tratores, com alienação fiduciária.

continua após publicidade

A alienação fiduciária é a transferência da posse de um bem do devedor ao credor para garantir o cumprimento do pagamento.

A medida tem o objetivo de facilitar essa operação. Hoje em dia, a partir da notificação, s bancos levam até dois anos para retomar o bem, afirmou Caffarelli. Para o secretário, esse tempo pode ser reduzido a três meses.


CONSIGNADO

continua após publicidade

O governo está facilitando também o acesso dos trabalhadores do setor privado ao crédito consignado.

O setor público concentra 90% dessa modalidade de crédito, que, pelo risco mais baixo, tem juros mais baixos.

O consignado para o setor privado acontece atualmente depois que o dinheiro entrava na conta corrente. Com a mudança, o tomador do crédito poderá autorizar a instituição financeira a debitar o valor da prestação simultaneamente à entrada do salário na conta.

O limite de comprometimento de renda é mantido, de 30% do salário.

FINANCIAMENTO

O governo também criou nova fonte de financiamento para o mercado imobiliário, um novo título emitido pelas instituições que oferecem crédito imobiliário.

Será uma fonte adicional de recursos para financiamento do setor. Segundo Mantega, o potencial desses títulos, chamados de letras financeiras, de incrementar a oferta de crédito é grande.

Não será cobrado imposto de renda sobre esses títulos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo anuncia novas medidas para ampliar diversas linhas de crédito "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!