MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Fraga, modelo econômico tem resultado desastroso

O ex-presidente do Banco Central (BC) e um dos principais colaboradores econômicos do presidenciável tucano Aécio Neves, Armínio Fraga, disse em entrevista à revista Veja desta semana que o Brasil foi colocado em uma trajetória populista que levou a resul

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2014, 12:30:01 Editado em 27.04.2020, 20:10:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente do Banco Central (BC) e um dos principais colaboradores econômicos do presidenciável tucano Aécio Neves, Armínio Fraga, disse em entrevista à revista Veja desta semana que o Brasil foi colocado em uma trajetória populista que levou a resultados que ele classificou como desastrosos, como a tendência ao baixo crescimento. Nas páginas amarelas da revista, Fraga disse que o crescimento não resolve os problemas do País, mas é um fator importante para melhorar o padrão de vida das pessoas.

continua após publicidade

Fraga disse que o modelo econômico adotado no governo do PT, de ênfase ao consumo e de participação elevada do Estado na economia, já se esgotou. Ele citou o baixo nível de investimentos no País, a falta de avanços na reforma da legislação tributária e a ausência de aumento da produtividade. Também mencionou que a qualidade da educação avança a um ritmo abaixo do desejado e a inflação está em alta. "O Brasil foi colocado em uma trajetória populista, com resultados desastrosos e previsíveis", afirmou.

Ele, no entanto, admitiu o sucesso do programa social Bolsa Família durante o governo do PT. "É claro que a pobreza extrema foi atingida na veia com o Bolsa Família, que é um grande programa", reconheceu.

continua após publicidade

O ex-presidente do BC afirmou que o Brasil tem potencial para crescer 4,5% ao ano de maneira sustentável, mas para isso precisa investir mais e inserir a economia no cenário mundial de concorrência para incentivar a inovação e produtividade. Fraga disse ser possível aumentar a taxa de investimento de 18% do Produto Interno Bruto (PIB) para 24% em um período de quatro anos. Essa é uma das promessas de campanha de Aécio na área econômica.

Na entrevista, o economista disse que, em caso de vitória de Aécio nas eleições de outubro, o governo tucano vai trabalhar para reduzir a inflação "nem tão rápido que o custo para a economia seja excessivo nem tão devagar que não pareça uma trajetória crível". "Isso aumentará a confiança e dará uma guinada positiva nas expectativas", afirmou. O ex-presidente do BC falou também em reduzir, gradualmente, as barreiras protecionistas da indústria brasileira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Fraga, modelo econômico tem resultado desastroso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!