MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC inclui financeiras em ranking de empresas com mais reclamações

SÃO PAULO, SP - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (27) que incluiu as financeiras no ranking mensal das instituições que mais recebem reclamações de clientes. Com isso, o BMG passou a liderar a relação de julho elaborada pela autoridade monetá

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2014, 12:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (27) que incluiu as financeiras no ranking mensal das instituições que mais recebem reclamações de clientes.
Com isso, o BMG passou a liderar a relação de julho elaborada pela autoridade monetária, de acordo com o corte que considera bancos com mais de dois milhões de clientes --outra mudança, já que, até junho, o limiar era de um milhão de clientes.
O BMG recebeu 106 reclamações, para uma base de 2,62 milhões de clientes, e obteve índice de 40,3, segundo o BC.
O banco --que teve as operações no crédito consignado com o Itaú aprovadas pelo Cade em maio deste ano-- substituiu o Santander na liderança da relação de instituições mais reclamadas. Agora, o Santander ocupa a segunda colocação no ranking, com 419 reclamações para uma base de 30,77 milhões de clientes, o que o deixa com um índice de 13,61.
A terceira posição é do Banrisul, com 45 queixas e 3,79 milhões de clientes e um índice de 11,87. Em quarto está o HSBC, com 98 reclamações, 10,26 milhões de clientes e um índice de 9,54, e em quinto está a Caixa Econômica Federal, com 488 queixas para 72,84 milhões de clientes e um índice de 6,69.
Em relação às instituições com menos de dois milhões de clientes, o BIC lidera a lista, com 34 reclamações para 170,4 mil clientes. Em seguida vêm J.Malucelli (23 queixas e 337,7 mil clientes), Banco Fibra (14 queixas e 225,4 mil clientes), Daycoval (33 reclamações e 609,2 mil clientes) e BNP Paribas (52 queixas para 1,14 milhão de clientes),
O Banco Central mudou ainda os critérios de base de clientes dos bancos e passou a contabilizar clientes que tomam crédito, mas não necessariamente têm conta ou investimento no banco. Antes, a base de clientes era composta apenas por aqueles que faziam operações de depósito cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como conta-corrente e poupança.
RECLAMAÇÕES
A principal queixa dos clientes dos bancos é o débito em conta de depósito não autorizado, com 351 reclamações. Em seguida estão irregularidades referentes a integridade, confiabilidade, segurança ou sigilo, com 212 reclamações.
Outra crítica dos clientes é referente à cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, enquanto a prestação de serviço de forma irregular em conta-salário aparece na quarta colocação. A quinta maior queixa é a insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no Banco Central.
OUTRO LADO
Em nota, a Caixa afirma que o ranking ajuda a aperfeiçoar seu atendimento, produtos e serviços e que serve de "instrumento de aprimoramento para as instituições financeiras".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC inclui financeiras em ranking de empresas com mais reclamações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!