MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Picchetti: IPC-S menor já reflete piora da atividade

O índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de agosto surpreendeu o coordenador do índice, Paulo Picchetti. Ele estimou inicialmente uma inflação de 0,30% no mês, acima dos 0,12% divulgados nesta segunda-feira, 01. Para ele, parte disso já reflete

Da Redação

·
Picchetti: IPC-S menor já reflete piora da atividade
Icone Camera Foto por Foto: Marcos Santos/ USP
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2014, 15:10:01 Editado em 27.04.2020, 20:09:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de agosto surpreendeu o coordenador do índice, Paulo Picchetti. Ele estimou inicialmente uma inflação de 0,30% no mês, acima dos 0,12% divulgados nesta segunda-feira, 01. Para ele, parte disso já reflete a piora no ritmo de atividade da economia brasileira. Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que economia está em recessão técnica. A deflação do atacado também começa a atingir o varejo, acrescentou.

No acumulado em 12 meses, o IPC-S apresenta inflação de 6,76%, mas Picchetti prevê que haverá uma desaceleração e que o índice irá encerrar o ano com alta de 6,30%, estimativa que mantém desde o início do ano. Para chegar a esse patamar, o índice precisa registrar inflação média de 0,45% durante os quatro últimos meses do ano. Essa média é menor que os 0,56% do mesmo período do ano passado e que a média de 0,54% nos oito primeiros meses deste ano.

Ainda que na comparação anual a inflação mostre uma trajetória descendente para dentro da meta do governo, Picchetti lembrou que essa desaceleração é lenta e que o nível dos preços ainda é elevado. "Podemos dizer que estamos em estagflação desde o começo do ano", afirmou, em conversa com jornalistas.

Para o mês de setembro, ele informou que o índice deve ganhar força na comparação com agosto e acelerar para 0,30% por conta dos preços de alimentação e dos reajustes de energia. No fim de agosto, houve reajustes de energia em Salvador e Brasília. Os dois últimos meses do ano também costumam ser de aceleração da inflação na margem, lembrou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Picchetti: IPC-S menor já reflete piora da atividade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!