MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Livro infantil ganha um clube de assinatura

Há pelo menos três anos os clubes de assinatura lutam para provar seu valor como modelo eficiente no e-commerce. De lá para cá, o mercado acompanha o surgimento de uma centena de iniciativas na área - de venda de sapato à cestas de frutas frescas. Mas a v

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2014, 08:06:02 Editado em 27.04.2020, 20:09:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Há pelo menos três anos os clubes de assinatura lutam para provar seu valor como modelo eficiente no e-commerce. De lá para cá, o mercado acompanha o surgimento de uma centena de iniciativas na área - de venda de sapato à cestas de frutas frescas. Mas a verdade é que poucos empreendimentos sobreviveram aos primeiros meses de operação no Brasil, sendo mais raro ainda os casos que se consolidaram e entregaram lucro.

continua após publicidade

Mesmo assim, o modelo permanece firme e desperta a atenção dos empreendedores. Recentemente, dois jovens decidiram testar a subscrição para uma finalidade que, pelos menos no País, ainda não foi explorada. Eles lançaram a Leiturinha, clube de assinatura para livros infantis dedicado às crianças de zero a oito anos - há planos de estendê-lo para crianças com até 12 anos.

O negócio surgiu quando os sócios Guilherme Martins e Luiz Castilho experimentaram na carne o desafio que é iniciar um filho no universo literário. Os dois são pais e contam que, além da dificuldade em identificar um título adequado, era complicado frequentar uma livraria com certa regularidade.

continua após publicidade

Eles estudaram o modelo por aproximadamente seis meses até que, no dia 15 de maio, colocaram a plataforma no ar, concluindo um processo que envolveu investimento inicial de R$ 500 mil, a contratação de sete funcionários, incluindo uma psicóloga e uma pedagoga responsável pela escolha dos livros, e um mês de testes com alguns amigos, parentes e conhecidos.

Atualmente a plataforma tem 1,5 mil assinaturas ativas, 25% do fixado como meta para o primeiro ano da empresa, que projeta chegar ao meio do ano que vem com 6 mil clientes. Para tanto, Martins prevê um desembolso adicional de R$ 400 mil, dinheiro a ser aplicado na contratação de novos funcionários e na definição de uma estratégia mais abrangente de distribuição, hoje feita pelos Correios. Atualmente, a empresa mantém um centro de distribuição provisório em Poços de Caldas (MG), cidade onde Luiz Castilho comanda a operação de outra empresa, a MonQi.

"Eu estudo alguns parceiros, assim como a definição de centros de distribuição terceirizados. A intenção é diminuir custos para ganhar em escala", destaca Guilherme Martins. Na opinião de Sthefan Gabriel Berwanger, consultor em marketing digital e professor da Business School São Paulo, o modelo de negócios da Leiturinha desperta o interesse sobretudo por explorar um nicho relevante. Mas há dois pontos de atenção. O primeiro é justamente o avanço tecnológico no setor livreiro. "É preciso ficar muito atento aos e-books, que têm transformado o mercado e que contam com um competidor do porte da Amazon", destaca. Outro ponto de risco, na opinião do especialista, envolve a gestão. "Os clubes de assinatura exigem ainda mais atenção nos controles", finaliza. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Livro infantil ganha um clube de assinatura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!