MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aplicativo de caronas pagas Uber é banido em toda a Alemanha

SÃO PAULO, SP - Depois de escapar de ser banido de Berlim e de Hamburgo, na Alemanha, o serviço de caronas pagas Uber foi temporariamente proibido de operar em todo o território alemão. A decisão de um tribunal de Frankfurt, divulgada nesta terça (2), i

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2014, 12:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Depois de escapar de ser banido de Berlim e de Hamburgo, na Alemanha, o serviço de caronas pagas Uber foi temporariamente proibido de operar em todo o território alemão.
A decisão de um tribunal de Frankfurt, divulgada nesta terça (2), institui o banimento do aplicativo até que uma audiência seja realizada e pode multar a start-up americana em € 250 mil (R$ 738 mil) por corrida, em caso de desobediência.
Segundo o tribunal, o Uber infringe a lei que rege o transporte de passageiros na Alemanha, pois seus motoristas não possuem licença e as caronas custam além do preço de operação da viagem –o Uber fica com uma parcela do pagamento do passageiro.
O caso contra o Uber foi feito pela companhia alemã de veículos de aluguel Taxi Deutschland Servicegesellschaft. A empresa possui um aplicativo, similar ao do Uber, que conecta passageiros a motoristas de táxi registrados.
De acordo com o jornal alemão "Der Spiegel", o tribunal de Frankfurt acusa a start-up americana de "concorrência desleal". Uma vez que não precisam pagar seguro e licenças, os motoristas podem cobrar preços menores que os dos taxistas.
POLÊMICAS
Presente hoje em 205 países e 45 países, o Uber chegou ao Brasil em julho e rapidamente se tornou alvo de críticas e polêmicas, especialmente de taxistas. Assim como praticamente em todos os outros países em que foi lançado.
Na capital paulista, o serviço foi considerado meio transporte ilegal. Segundo a Prefeitura, os carros do app são táxis clandestinos. Em defesa, o Uber afirma que é empresa de tecnologia –e não de táxi–, tendo como função conectar motoristas a passageiros.
Nos EUA, a start-up está envolvida num embate pesado contra seu maior rival, o Lyft, que acusa o Uber de cancelar milhares de viagens para prejudicar seus motoristas. O Uber devolve as alegações.
No fim de agosto, o site "The Verge" divulgou e-mails vazados que mostravam um plano agressivo do Uber para recrutar motoristas dos concorrentes.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aplicativo de caronas pagas Uber é banido em toda a Alemanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!