MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OCDE reduz projeção de crescimento do Brasil para 0,3% em 2014

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revisou para baixo sua projeção de crescimento do Brasil nesta segunda-feira (15). A estimativa passou de 1,4% em maio, na última divulgação, para 0,3% nesta previsão.Para 2015, a expectativ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2014, 12:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revisou para baixo sua projeção de crescimento do Brasil nesta segunda-feira (15). A estimativa passou de 1,4% em maio, na última divulgação, para 0,3% nesta previsão.

continua após publicidade

Para 2015, a expectativa de crescimento do Brasil foi reduzida de 2,2% para 1,4%.

continua após publicidade

(Arte: Daniela Mota)

"O Brasil caiu em recessão no primeiro semestre. O investimento tem sido particularmente fraco, minado pelas incertezas sobre a direção da política após as eleições e a necessidade de que a política monetária controle a inflação acima da meta", informou a OCDE no relatório.

continua após publicidade

"Uma recuperação moderada pode ser esperada conforme esses fatores se desenrolam, mas a projeção é que o crescimento permaneça abaixo do potencial em 2015", completou.

A economia brasileira entrou em recessão técnica, depois de ter registrado dois trimestres seguidos de crescimento negativo. A agência de risco Moody's ameaçou rebaixar a classificação de crédito do Brasil após a queda do PIB.

Mercado espera crescimento de 0,33%

continua após publicidade

A projeção da OCDE ficou abaixo das últimas estimativas dos investidores brasileiros consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus. O mercado reduziu pela 16ª semana seguida sua projeção do PIB, que agora está em 0,33%.

A projeção para a inflação foi mantida em 6,29%, bem como para a taxa básica de juros, que, segundo os economistas, deve fechar o ano nos atuais 11%.

continua após publicidade

A projeção para a taxa de câmbio do dólar caiu de R$ 2,33 para R$ 2,30.

EUA e zona do euro também devem crescer menos

A previsão da OCDE também piorou para a maioria das principais economias mundiais. Na zona do euro, por exemplo, a previsão caiu de 1,2% para 0,8%.

Os Estados Unidos também devem crescer menos do que era previsto anteriormente (de 2,6% para 2,1%). A projeção para a China foi mantida em 7,4%.

A OCDE foi fundada em 1961 e articula políticas públicas entre os países mais ricos do mundo. Além do espectro econômico, as ações da entidade abrangem políticas sociais de educação, saúde, emprego e renda.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OCDE reduz projeção de crescimento do Brasil para 0,3% em 2014"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!