MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Receita de serviços cresce com transportes, diz IBGE

Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram o melhor desempenho entre as categorias da atividade de serviços em julho. Em relação a julho do ano passado, a receita nominal bruta (sem descontar os efeitos da alta de preços) avançou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2014, 09:38:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram o melhor desempenho entre as categorias da atividade de serviços em julho. Em relação a julho do ano passado, a receita nominal bruta (sem descontar os efeitos da alta de preços) avançou 7,0%. Com esse resultado, o setor contribuiu com 1,5 ponto porcentual no avanço de 4,6% da receita nominal de serviços em julho ante igual mês de 2013.

continua após publicidade

Com maior peso, o grupo serviços de transporte, auxiliares de transporte e correios aumentaram em 4,6% sua receita em termos nominais. Mas, diante de sua importância, a contribuição para a formação da taxa geral também foi de 1,5 ponto porcentual.

Dentro de transportes, o setor cuja receita mais avançou em julho ante julho de 2013 foi o de armazenagem, serviços auxiliares e correios (8,5%). Ficaram abaixo da média o transporte terrestre (4,3%) e o transporte aquaviário (2,3%). No transporte aéreo, houve queda nominal de 2,5% na receita do setor.

continua após publicidade

Apesar do desempenho mais fraco, os dois setores já vinham de taxas modestas em junho (na comparação com igual mês de 2013). Já os serviços de informação e comunicação mostraram perda de ritmo. Após avançar 5,7% em junho, a receita nominal do segmento subiu apenas 2,1% em julho, sempre na comparação com igual mês do ano passado.

Nos serviços prestados às famílias, essa desaceleração foi ainda mais intensa. A receita nominal avançou 5,4% em julho, após alta de 11,1% em junho, também em relação a igual mês de 2013.

Os outros serviços, por sua vez, ganharam força na passagem do mês. Na mesma base, o crescimento da receita nominal foi de 8,3% em julho, após alta de apenas 1,1% em junho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o avanço de 4,6% na receita nominal do setor de serviços foi o menor de toda a série histórica do indicador, iniciada em janeiro de 2012.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Receita de serviços cresce com transportes, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!