MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta na taxa de desemprego é pontual, diz IBGE

A alta na taxa nacional de desemprego, medida anualmente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), deve ser vista como algo pontual e localizado na Região Norte, afirmou nesta quinta-feira, 18, a presidente do Instituto Brasileiro de Geogra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2014, 14:14:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A alta na taxa nacional de desemprego, medida anualmente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), deve ser vista como algo pontual e localizado na Região Norte, afirmou nesta quinta-feira, 18, a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar. O instituto informou hoje que a taxa de desemprego nacional ficou em 6,5% em 2013, acima dos 6,1% registrados em 2012, a primeira alta desde 2009, quando a economia ainda sofria os piores efeitos da crise mundial de 2008.

continua após publicidade

"Continua sendo a segunda menor taxa desde 2001. Ainda é uma taxa de desocupação bastante baixa para o que é o padrão da Pnad. Dizer que houve encolhimento do mercado de trabalho é exagero", afirmou Wasmália, ao fim da divulgação da Pnad 2013, no Rio.

Embora a taxa do ano passado ainda esteja abaixo da de 2011 (6,7%), foi quebrada a sequência de recordes de baixas. A taxa de desemprego anual subiu de 2012 para 2013 porque o número de desempregados avançou mais do que o número de empregados e mais do que o da população em idade ativa (PIA, o total de pessoas com mais de 15 anos).

continua após publicidade

Para Wasmália, é importante também olhar para a taxa mensal de desemprego, medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que pesquisa seis regiões metropolitanas, e não todo o País, como a Pnad. A presidente do IBGE chamou atenção ainda para questões metodológicas da Pnad, como o fato de coletar informações em apenas um período por ano - no caso da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, a última semana de setembro de 2013.

"Temos outras pesquisas que acompanham a desocupação que mostram uma tendência de queda", disse Wasmália. A presidente do IBGE destacou ainda pontos positivos como o aumento da formalização do trabalho, da renda e da escolaridade da mão de obra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta na taxa de desemprego é pontual, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!