MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economistas criam agenda para futuro governo

Esgotadas duas importantes fontes de crescimento econômico - o impulso da demanda externa e o excedente de mão de obra -, o Brasil depende mais do que nunca de uma agenda de reformas para seguir na trilha dos avanços de renda. Daqui para diante, o foco de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2014, 10:02:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Esgotadas duas importantes fontes de crescimento econômico - o impulso da demanda externa e o excedente de mão de obra -, o Brasil depende mais do que nunca de uma agenda de reformas para seguir na trilha dos avanços de renda. Daqui para diante, o foco deve ser na produtividade, na transparência e na eficiência dos gastos e políticas públicas, segundo uma agenda de propostas de longo prazo lançada há uma semana por um grupo de economistas formado, entre outros, por Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, e Edmar Bacha, um dos integrantes da equipe que formulou o Plano Real.

continua após publicidade

"Sob a luz do Sol" é o título da agenda de propostas, a primeira publicação do Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), cujos associados se reúnem há cerca de um ano e meio em São Paulo. Presidido por Pastore, o centro lançou seu site na internet também há uma semana. A ideia é usar o site como espaço de debate de ideias. A agenda "Sob a luz do Sol" é a primeira publicação, mas a ela se seguirão artigos e notas dos associados ao CDPP. Outros nomes que figuram nesse rol são os do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Marcos Lisboa e o economista Eduardo Gianetti da Fonseca, um dos assessores da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva.

Apesar do calendário, segundo Pastore, a divulgação da agenda de proposta não foca na eleição. "Isso saiu agora porque foi agora que ficou pronto", diz. O documento traz sete seções temáticas de propostas, divididas em três eixos. O primeiro é o crescimento da produtividade. O segundo é a melhoria da gestão das políticas públicas e institucionalização da economia, incluindo a transparência dessas políticas. O terceiro eixo é o avanço das políticas macroeconômicas, como a fiscal e a monetária.

continua após publicidade

Entre as propostas estão perseguir a meta de inflação (e reduzi-la, após atingir o centro), dar transparência às contas públicas e intervir no câmbio apenas para evitar volatilidade, além de levar métricas de eficiência para a educação, melhorar marcos regulatórios e incentivar a abertura da economia.

A transparência é um elemento central. O título é uma referência à frase "a luz do Sol é o melhor desinfetante", atribuída a um antigo juiz da Suprema Corte americana, Louis Brandeis (1856-1941), conhecido nos Estados Unidos como defensor da liberdade de expressão.

Dar transparência às políticas, à decisão sobre elas e à sua avaliação é fundamental, mas não é tudo. "A transparência é uma parte extremamente importante. Agora, se você tiver transparência e não tiver políticas de boa qualidade, não vai muito longe. Você precisa dos princípios básicos da economia e de transparência. Eles andam juntos", diz Pastore.

continua após publicidade

Com o lançamento do site, o CDPP pretende dinamizar sua atuação. Além dos artigos na internet, encontros e seminários entre os economistas também estão no cardápio. O centro tem como sede uma casa nos Jardins.

Segundo Pastore, há uma interlocução com o Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG), criado em 2003 no Rio, e que tem Bacha como um dos fundadores. O instituto carioca fica sediado numa casa projetada por Oscar Niemeyer entre a Gávea e o Leblon, na zona sul, próximo à PUC-Rio, cujo Departamento de Economia reuniu, na virada nos anos 1980 para os 90, o grupo de economistas que criaria o Plano Real. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Economistas criam agenda para futuro governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!