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Teles terão de dar explicações à Anatel sobre cortes na internet dos usuários

JULIA BORBA BRASÍLIA, DF - As empresas de telefonia celular terão de explicar para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seus planos futuros de desativar a internet dos usuários que consumirem todo o pacote de dados em um determinado mês. De

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2014, 19:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:41
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JULIA BORBA
BRASÍLIA, DF - As empresas de telefonia celular terão de explicar para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seus planos futuros de desativar a internet dos usuários que consumirem todo o pacote de dados em um determinado mês.
De acordo com nota divulgada pela Superintendência de Relações com Consumidores da agência, as prestadoras precisam respeitar o direito dos consumidores e devem, ao menos, informar "de modo antecipado amplo e transparente" eventuais mudanças no contrato.
MODALIDADES DE COBRANÇA
Atualmente, as empresas praticam várias modalidades de cobranças pelo acesso à internet.
O mais popular oferece ao cliente uma quantidade determinada de megabites ou gigabites para tráfego de conteúdo no mês. Depois que o consumidor atinge sua cota, a empresa diminui a velocidade de navegação, oferecendo a opção do usuário pagar a mais pela internet, em um plano mais completo de dados.
De acordo com a Anatel, as operadoras vinham anunciando seu interesse em cortar completamente o acesso à internet após o limite ser alcançado.
Pelas regras da Anatel, a mudança pode ser adotada, contanto que o usuário seja comunicado com uma antecedência mínima de 30 dias.
A Vivo já informou que partir do dia 6 de novembro, os usuários do plano pré-pago nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais terão que que adquirir um pacote adicional assim que sua franquia terminar. Pelo contrário, ficarão sem acesso à internet.
E as operadoras Oi e Tim, também estudam aderir ao novo formato de cobrança de internet, mas ainda sem previsão.

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