MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economia dos EUA supera expectativas e cresce 3,5% no 3º tri

GIULIANA VALLONE NOVA YORK, EUA - A economia dos Estados Unidos cresceu mais que o esperado no terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento do Comércio. O PIB (Produto Interno Bruto) teve alta anualizada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2014, 12:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIULIANA VALLONE
NOVA YORK, EUA - A economia dos Estados Unidos cresceu mais que o esperado no terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento do Comércio.
O PIB (Produto Interno Bruto) teve alta anualizada de 3,5% entre julho e setembro, maior do que os 3% previstos pelo mercado. No segundo trimestre, o crescimento foi de 4,6%.
Os dados divulgados nesta quinta-feira são parciais e passarão por outras duas revisões. Isso por que esta primeira leitura se baseia em dados de apenas dois meses para a maioria das estatísticas. A próxima estimativa sai no dia 25 de novembro.
O crescimento no terceiro trimestre foi impulsionado pelos gastos dos consumidores e do governo federal e pelas exportações. As importações, que contribuem negativamente para o PIB, caíram no período.
Apesar disso, a alta do consumo foi menor que no segundo trimestre, de 1,8% contra 2,5%, o que explica, em parte, o crescimento um pouco menor nos últimos três meses.
Os gastos com bens duráveis, como veículos e eletrodomésticos, subiram 7,2%, contra 14,1% no trimestre anterior.
As vendas no exterior também tiveram aumento menor, de 7,8% no trimestre, contra 11,1% entre abril e junho. No mesmo período, as compras externas caíram 1,7%, ante alta de 11,3% no segundo trimestre.
JUROS
Na quarta-feira (29), o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anunciou o fim de seu programa de compra de ativos para estimular a economia. A avaliação da autoridade monetária é que o pacote já cumpriu seu papel em estimular o mercado de trabalho.
Nas três fases do programa, o Fed gastou US$ 4,5 trilhões, ou duas vezes o PIB do Brasil.
A fase atual, que acaba nesta sexta (31), começou em setembro de 2012, com compras de US$ 85 bilhões. O início da redução foi divulgado após a reunião do comitê monetário de dezembro de 2013.
EMPREGO
No período, a taxa de desemprego caiu de 8,1% para 5,9%, mais perto do nível pré-crise, que pairava em torno de 5%.
Agora, as atenções do mercado se voltam ainda mais para quando começará um novo ciclo de aumento da taxa básica de juros da economia norte-americana --perto de zero desde 2008.
A avaliação do mercado é que o Fed deve manter os juros até pelo menos a metade de 2015.
A autoridade já informou, no entanto, que pode antecipar o movimento caso a economia indique sinais de melhora acima do esperado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Economia dos EUA supera expectativas e cresce 3,5% no 3º tri"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!