MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pesquisa IBGE mostra expansão na receita do setor de serviços do Paraná

A receita nominal do setor de serviços paranaense avançou 6,6% de janeiro a setembro deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na terça-feira (18). A mesma expansão fo

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2014, 08:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A receita nominal do setor de serviços paranaense avançou 6,6% de janeiro a setembro deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na terça-feira (18). A mesma expansão foi registrada nacionalmente. A pesquisa abrange o segmento empresarial não financeiro, excluindo-se os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado.

O desempenho regional do setor de serviços neste ano foi puxado pelas atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (12,0%), serviços prestados às famílias (9,0%), serviços de informação e comunicação (7,2%) e serviços de transportes e correio (3,9%).

“O crescimento verificado no setor de serviços do Paraná é o resultado do dinamismo da massa de salários e do aquecimento do mercado de trabalho regional, que segue gerando emprego, em grande parcela no interior do Estado”, afirma o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). “Esses fatores mantêm o crescimento, mesmo diante de um ambiente econômico nacional desfavorável”, diz ele.

DOZE MESES – Segundo o IBGE, no acumulado em doze meses, encerrados em setembro de 2014, o setor de serviços paranaense ampliou 6,7%, diante evolução de 7,1% para o País.

As atividades que se destacaram nesse tipo de comparação foram os serviços profissionais, administrativos e complementares (10,9%), serviços prestados à família (9,5%), serviços de informação e comunicação (7,1%) e serviços de transportes e correio (4,5%).

SETEMBRO – Já em setembro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano passado o crescimento foi 3,5%, enquanto que no Brasil o aumento foi de 6,4%. As principais contribuições positivas vieram das atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (14,8%), serviços prestados às famílias (4,9%) e serviços de informação e comunicação (4,4%).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa IBGE mostra expansão na receita do setor de serviços do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!