MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

​Com aumento de imposto, mais de 90 mil itens ficam mais caros a partir de hoje no Paraná

A partir desta quarta-feira (1º) o preço de 95 mil itens vendidos no Paraná está mais caro. O aumento é uma consequência do reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A lista de produtos é variada, passando pelo gás de cozinha,

Da Redação

·
“Eu senti aumento no medicamento, a luz aumentou bastante, e a alimentação. Comer na rua está bem mais caro do que um tempo atrás”, disse a consumidora - Foto: RPC
Icone Camera Foto por Reprodução
“Eu senti aumento no medicamento, a luz aumentou bastante, e a alimentação. Comer na rua está bem mais caro do que um tempo atrás”, disse a consumidora - Foto: RPC
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.04.2015, 14:41:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir desta quarta-feira (1º) o preço de 95 mil itens vendidos no Paraná está mais caro. O aumento é uma consequência do reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A lista de produtos é variada, passando pelo gás de cozinha,  medicamentos e pão.

continua após publicidade

O reajuste da alíquota do ICMS foi proposto pelo governo estadual e aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa no fim de 2014. A medida estava inserida no chamado “pacotaço”, que se configurou como uma série de medidas de austeridades com o intuito de alavancar o caixa do governo. O texto aprovado aumentou de 12% para até 25% a alíquota cobrada

Apenas no setor farmacêutico, são cerca de 20 mil itens que ficam mais caros a partir deste mês. O reajuste depende da categoria, podendo chegar a 7,7%. Os antibióticos, produtos com alta concorrência no mercado, estão nesta lista. Houve ainda o reajuste autorizado pelo governo federal.

continua após publicidade

Para economizar Leonice Rodrigues, que trabalha como atendente de telemarketing, procurou o fabricante mais em conta já que não dá para deixar de cuidar da saúde.

“Eu senti aumento no medicamento, a luz aumentou bastante, e a alimentação. Comer na rua está bem mais caro do que um tempo atrás”, disse a consumidora.

Também integra a lista de produtos que ficaram mais caro o pão. Somam-se a isso, outros fatores que igualmente influem no preço deste produto como a alta do dólar e o custo da energia elétrica.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Paraná, Vilson Borgmann, o reajuste em cada região vai depender das despesas de cada estabelecimento. “Nós temos cidades que têm um aluguel mais alto, temos cidades que têm aluguel barato. Nós temos o consumo de energia em algumas padarias grande e temos outras com consumo menor. Então, esta é a realidade de cada uma. Cada uma tem que fazer a sua planilha e repassar aquilo que é realmente necessário”, avaliou Borgmann.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "​Com aumento de imposto, mais de 90 mil itens ficam mais caros a partir de hoje no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!