MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pesquisa mostra plebiscito acirrado na Grécia e ampla maioria a favor do euro

LEANDRO COLON, ENVIADO ESPECIAL ATENAS, GRÉCIA (FOLHAPRESS) - Nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) na Grécia aponta uma disputa acirrada para o plebiscito de domingo (5), mas uma ampla maioria a favor do uso do euro como moeda do país. O levant

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2015, 08:15:53 Editado em 27.04.2020, 19:58:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO COLON, ENVIADO ESPECIAL
ATENAS, GRÉCIA (FOLHAPRESS) - Nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) na Grécia aponta uma disputa acirrada para o plebiscito de domingo (5), mas uma ampla maioria a favor do uso do euro como moeda do país.
O levantamento foi feito pelo instituto Alco e publicado pelo jornal "Ethnos". De acordo com a pesquisa, 44,8% dos gregos dizem que vão votar pelo "sim" no domingo, ou seja, pela proposta dos credores internacionais, e 43,4% afirmam que optarão pelo "não". Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, há empate técnico. Os indecisos são 11,8%.
A pesquisa perguntou aos gregos se preferem o euro como moeda no país ou o retorno de moeda nacional. No total, 74% responderam querer permanecer na zona do euro.
Nos últimos dois dias, outras pesquisas apontaram uma tendência de crescimento do "sim" no plebiscito, convocado no último fim de semana pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
Tsipras faz campanha aberta pelo "não" em meio ao rompimento das negociações com o bloco e o calote no FMI.
O Syriza, partido de Tsipras, mostra sinais de isolamento no Parlamento -seus únicos aliados, os Gregos Independentes, começam a manifestar preferência pelo "sim", contrariados com as medidas de controle de capital impostas pelo governo.
O fato é que o partido nunca teve a maioria dos gregos. Chegou ao poder com 36% dos votos e indicou o premiê porque, pelas regras, o primeiro colocado nas urnas ganha 50 cadeiras extras -o Syriza atingiu então 149 de 300 e, com mais 13 da coalizão, assumiu o governo.
O futuro do governo vai depender muito de como será a votação "em termos de proporção", disse à reportagem o ministro de Educação, Cultura e Religião, Aristides Baltas, da direção do Syriza e do gabinete de confiança de Tsipras.
Protestos estão marcados nesta sexta-feira (3) em Atenas por apoiadores do primeiro-ministro e também por setores da oposição favoráveis ao voto "sim".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa mostra plebiscito acirrado na Grécia e ampla maioria a favor do euro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!