MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Google introduz listas baseadas em atividade e 'humor' em app de música

YURI GONZAGA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google lança no Brasil nesta terça-feira (4) seu serviço de música por assinatura, o Play Music All Access, listas de reprodução criadas para certas atividades (ginástica, no carro, trabalho e outros) e humores

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2015, 08:11:44 Editado em 27.04.2020, 19:57:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

YURI GONZAGA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google lança no Brasil nesta terça-feira (4) seu serviço de música por assinatura, o Play Music All Access, listas de reprodução criadas para certas atividades (ginástica, no carro, trabalho e outros) e humores (calmo, concentrado, feliz...), a fim de se equiparar a concorrentes como Apple Music, Deezer e Rdio.
A capacidade é fruto de curadoria humana (não há qualquer influência de algoritmos, segundo a empresa) e da incorporação da empresa Songza, adquirida pelo Google no ano passado, e chega nesta terça também à Austrália.
O Brasil é o primeiro país não anglófono a receber a capacidade. Usuários do aplicativo para Android e para iOS, além da versão web, poderão acessar as listas a partir das 19h de Brasília.
O serviço sugere, na sua página principal, as "playlists" conforme o horário -numa terça de manhã, mostra a lista "ligar no 220"; pela noite, "desacelerar"- e o histórico do usuário -um roqueiro verá pouca coisa de MPB ou sertanejo, por exemplo.
"A ideia é facilitar as coisas ao máximo para o usuário", disse Elias Roman, cofundador do Songza e agora gerente de produto do Google Play Music. "Mas é diferente de uma rádio on-line porque você pode personalizar as listas."
Se um usuário costuma ouvir música dos anos 80 nos sábados à noite, o Music vai mostrar a playlists que contenham canções da época nesse horário, promete Roman.
As listas de reprodução baseadas em gênero também serão mantidas, além de subdivisões conforme a atividade: a playlist "cantar no chuveiro" pode ter as facetas pop, rock ou sertanejo; "a hora do jantar" tem bossa nova, rock acústico ou MPB instrumental.
Uma atividade popular entre usuários de serviços de streaming é a corrida. O Spotify, mais conhecido serviço do gênero, tem parceria com a Nike para levar sua música ao app "Nike+ Running" e lançou um aplicativo próprio (Spotify Running) a que combina o ritmo da próxima canção tocada à passada da corrida do usuário, detectada pelo acelerômetro do celular.
O Google não soube precisar quantas novas listas passou a disponibilizar para o usuário, mas, segundo o aplicativo, são "milhares" de combinações disponíveis.
As listas são atualizadas regularmente -algumas, como as que têm como temática a atualidade do conteúdo, com maior frequência.
O usuário pode copiar a playlist para sua biblioteca e personalizá-la da maneira que preferir. Os botões de "joinha" e de "não gostei" também refinam a lista de reprodução.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Google introduz listas baseadas em atividade e 'humor' em app de música"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!