MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pré-sal é viável a preços atuais do petróleo, diz IBP

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Jorge Camargo, afirmou nesta terça (6) que a exploração do pré-sal se mantém viável nos preços atuais, mas a indústria precisa se esforçar para cort

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2015, 15:01:15 Editado em 27.04.2020, 19:56:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Jorge Camargo, afirmou nesta terça (6) que a exploração do pré-sal se mantém viável nos preços atuais, mas a indústria precisa se esforçar para cortar custos.
"O pré-sal se sustenta economicamente em cenários de preços deprimidos, como estão prevendo os analistas para os próximos anos, e pode ficar ainda mais robusto se o país ganhar competitividade", disse Camargo, que já foi diretor financeiro da Petrobras e presidente da filial brasileira da norueguesa Statoil.
A Petrobras não tem falado abertamente sobre os custos de produção do pré-sal, limitando-se a projetar um preço de corte em torno de US$ 40 por barril. Nas últimas semanas, o petróleo vem oscilando em torno dos US$ 45 por barril.
Camargo afirmou, porém, que a crise pode ser uma boa oportunidade para a redução de custos na indústria do petróleo, que explodiram durante os anos de preços altos.
"Corte de custos é a palavra de ordem, além de disciplina de capital e mais inovação", respondeu o executivo, quando questionado sobre as medidas necessárias para enfrentar a crise.
Ele disse não acreditar que os preços baixos sejam fator preponderante na atratividade da 13ª rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), marcada para esta quarta (7).
"As empresas olham para o longo prazo, não estão olhando para o presente. Então, a avaliação está mais focada no potencial geológico e no modelo regulatório", argumentou.
A ANP vai oferecer 266 blocos em dez bacias sedimentares brasileiras.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pré-sal é viável a preços atuais do petróleo, diz IBP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!