Você está aqui: Página Inicial / Economia

Publicado em 11 de Outubro de 2010, ás 11h49min

Negociação para o fim da greve dos bancários será retomada hoje

Uma assembleia deve ser realizada na próxima quarta-feira (13) para definir os rumos da paralisação

InfoMoney, em Tribuna do Norte

Texto

Após ser suspensa, a negociação das reivindicações dos bancários deve ser retomada nesta segunda-feira (11). A greve chega ao 13º dia, com mais de 8 mil agências fechadas.
 

No último sábado (9), a Fenaban (Federação dos Bancos) apresentou uma proposta considerada insuficiente pelos representantes dos bancários.Pela proposta, o reajuste ficaria em 6,5% para salários de até R$ 4,1 mil – um aumento real de 2,12%. Aqueles que recebem acima deste patamar receberiam um aumento fixo de R$ 266,50.

 

Dessa forma, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os profissionais que recebem acima de R$ 6.212 teriam um reajuste abaixo da inflação.
 

Outras propostas
 

A Fenaban também propôs um aumento para o piso de escriturário, que passaria de R$ 1.074 para R$ 1.180 – um aumento de 9,82%. Para o sindicato, esse reajuste é “insuficiente”. “A Fenaban tem condições de melhorar a proposta”, afirmou, por meio de nota, a presidente do Sindicato, Juvandia Moreira.

Contudo, a federação terá de consultar as direções dos bancos para propor aumentos maiores que os apresentados. “Deixamos claro que defendemos o aumento real maior e que seja igual para todos, sem teto”, argumentou Juvandia.
 

A proposta da federação também prevê que o aumento de 6,5% seja aplicado aos demais benefícios dos bancários, como vales refeições, alimentação, 13ª cesta e outros.
 

“Esperamos que a Fenaban não desperdice mais essa chance de tirar os trabalhadores da greve, apresentando uma proposta global que esteja à altura das reivindicações da categoria”, completou a presidente do Sindicato.
 

Além da renegociação, que deve ser retomada nesta segunda (11), uma assembleia deve ser realizada na próxima quarta-feira (13) para definir os rumos da paralisação.
 

O que fazer com as contas?
 

Até a última quinta-feira (7), 8.280 agências estavam fechadas. Esta é a maior greve dos últimos 20 anos, segundo os representantes dos bancários. Com a paralisação, fica mais difícil pagar as contas. Mas, existem outras canais de atendimento disponíveis aos consumidores.
 

De acordo com a Fenaban, o consumidor tem à sua disposição os canais de atendimento remoto, como a rede de correspondentes composta por casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
 

Além disso, as contas que estiverem dentro do prazo de vencimento podem ser pagas por meio das centrais telefônicas dos bancos. Os clientes podem ainda realizar transações por meio do internet banking, telefone e mobile banking (operações pelo telefone celular).
 

A Fenaban acrescenta que todos os canais citados funcionarão normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), bem como o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.



Aviso Importante: O TNonline não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados por "USUÁRIO".

Atenção: Seu comentário passará por um filtro de moderação. O TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.

Escreva seu comentário

escreva seu comentário

AntiRobo enviar comentário
Seu comentário foi enviado e aguarda aprovação.

  • JO 14/10/2011 15h35

    JA CHEGA OS POLITICOS PARA JUDIAREM DO POVO ,AGORA VEM ESTA GREVE,É DIFICIL SER BRASILEIRO DESTE JEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • galhus urtiga 12/10/2011 15h34

    Nós que só fomos prejudicadoscom a greve dos bancários,correios, etc., devemos unir e entrar com reclamação na jutiça pedindo reparação dos prejuizos causados pela greve, inclusive reembolso dos juros e multas de valores pagos com atrasos em consequencia da greve.

  • camila 12/10/2011 14h27

    Eu sei q todos querem o melhor para si,mas eu não posso querer o melhor para mim passando por cima de ninguem,gente essa greve já tá demais vcs não acham,meu marido e eu temos tres filhos e ele esta sem pagamento dele porque depende da boca do caixa do bradesco sem cartão como ele vai receber o dinheiro e ja estamos quase sem nada em casa e com tres crianças é difícil,estamos desesperados,sem dinheiro,hj é dia das crianças e as minhas sem presentes,sem diversão,como teria sem dinheiro,então por favor saiam logo dessa greve não diria absurda ,mas o tempo q se arrasta a greve sim é absurda.

  • greve o mal que não resolve 12/10/2011 12h23

    O TRT deveria intervir na questão e aplicar multas pesadas aos bancos, pois aí resolveria essa palhaçada toda. Pois o povo nada tem a ver e paga pelos problemas dos bancos. Este país precisa ter um pouco mais de seriedade e fazer cumprir as leis.Os bancos precisam formar equipes de reservas para substituir grevistas, ou então, transformar todo atendimento virtual, aí sim acabaria essa falta de respeito para com as pessoas.

  • Jean Souza 12/10/2011 12h18

    Ganha tão bem, fila para trabalhar, vagabundos etc...... espero que seu emprego seja o melhor do mundo pois Deputados; aumento de salário em-84%, e ai o bancário não pode lutar por um aumento real da inflação de 5%.

  • Carlos Romano Pereira 12/10/2011 12h13

    Muitos dos funcionarios aderiram a greve não por conta própria e sim pela pressão do sindicato que além de receber fortuna acaba complicando a carreira de alguns que preferem estar trabalhando para manter o emprego.

  • FRANCIELE OLIVEIRA 11/10/2011 17h24

    Não sou contra lutar por melhorias, mas k melhorias são essas onde tanta gente está sendo prejudicada...cada um é responsavél por aquilo k faz e não é prejudicando aqueles k confian nessas instituições k ele vão conseguir alguma coisa podem até ganhar agora mas daqui uns meses esse acordo já não vai tar bom e dai????vai haver mais greve???e dinovo nos k novamente confiamos nessas instituição vamos sermos prejudicados dinovo!!!!Se você não está satisfeito, se o sálario e ruim ou qualquer outra coisa, então meu bem pega seus estudos,sua experiencia profissonal e vai ser feliz o brasil é grande e tem serviso pra todos sem precisar prejudicar as outras pessoas.....

  • Neta 11/10/2011 15h27

    Vocês sabiam que os bancários são uma das categorias que mais tem problemas de saúde decorrentes de acidente de trabalho? Que são muitos os casos de afastamento por problemas mentais? Que são muitos os casos de suicídio? também são milhares de ações por assédio moral em todo país Os bancos representam um ramo com maior resultado financeiro (aqui no Brasil). Só os 6 maiores bancos no Brasil tiveram lucro de 26 bilhões só no primeiro semestre. Os bancos conseguem pagar a folha de pagamento só com parte da cobrança de tarifas, sem falar nas altas taxas de juros. Os bancos captam dinheiro a 0,6% a.m e chega a cobrar mais de 10% de juros (cartões). Os bancos tem condições de oferecer uma melhor condição aos funcionários.