Capacitação

Senac inicia em março cursos na área de gastronomia em Apucarana

Cursos de gastronomia da nova escola do Senac vão trazer mais qualidade e profissionalização para o mercado

Da Redação, em Tribuna do Norte
Cozinha pedagógica da unidade de Apucarana

O recém-inaugurado Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac trouxe novas oportunidades de profissionalização para Apucarana. É o caso dos cursos de gastronomia, realizados na nova e bem equipada cozinha pedagógica e também na Lanchonete-escola. Na programação do mês de março estão os cursos de Confeiteiro, Preparo e Decoração de Bolos, Confecção de Ovos de Páscoa, Preparo de Doces Espelhados e Glaceados e Preparo de Sobremesas.
 

De acordo com a culinarista e instrutora do Senac, Juliane Kobe, essas opções de qualificação vão transformar o mercado de panificação e confeitaria de Apucarana e municípios vizinhos, trazendo padrões e mais qualidade aos alimentos comercializados. “Os cursos do Senac ensinam as técnicas culinárias e outro aspecto fundamental, que é a conscientização dos profissionais em usar somente produtos de procedência e seguir as normas de higiene. Os clientes vão exigir isso e as empresas terão que se adequar”, afirma. Juliane considera que a área de alimentação possui um campo de trabalho bastante amplo na cidade. Ela mesma abriu uma empresa de fabricação de doces para festas e eventos em geral. “Apesar do pouco tempo de funcionamento, tenho uma clientela grande”, avalia a confeiteira, que já trabalhou para o requintado e criativo buffet do Cirque du Soleil, em São Paulo. Lá a sua especialidade eram os doces em miniaturas, servidos ao público vip no intervalo dos espetáculos.
 

Sua paixão por doces vem desde criança. Criada em Apucarana, aos 15 anos Juliane foi para o Japão, onde o gosto pela culinária se intensificou. Quando retornou ao País, em 2009, decidiu ficar um ano em Curitiba para se profissionalizar em gastronomia. Nesse período, fez oito cursos no Senac e depois da temporada em São Paulo, voltou para sua cidade. Para ela, fazer bombons, brigadeiros, bem-casados ou trufas é coisa séria e por isso exige responsabilidade do profissional. “A confeitaria é a venda de um sonho, pois não é só um doce, é o doce de um casamento, da comemoração do 1º ano de vida de uma criança”, justifica.
 

A instalação de duas grandes redes hoteleiras em Apucarana vai demandar mão de obra capacitada, que encontra no Senac a melhor escolha para a qualificação profissional, sem ter que se deslocar a grandes centros, como acontecia antes. Para conhecer a programação de cursos, basta acessar o site www.pr.senac.br ou fazer uma visita à nova escola localizada na Rua Gastão Vidigal, nº 185, no bairro Jaboti. Mais informações no 0800 643 6 346 ou no (43) 3420-2800.

0
Comentário(s)
Publicar