MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

SXSW mostra a importância do "faça você mesmo"

AUSTIN, TEXAS, 11 de março (Folhapress) - Se algo fica claro na escolha da programação deste ano do festival de música, cinema e tecnologia SXSW (lê-se South by Southwest), que acontece em Austin, no Texas, é que o DIY ("do it yourself", ou "faça você mes

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2014, 15:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AUSTIN, TEXAS, 11 de março (Folhapress) - Se algo fica claro na escolha da programação deste ano do festival de música, cinema e tecnologia SXSW (lê-se South by Southwest), que acontece em Austin, no Texas, é que o DIY ("do it yourself", ou "faça você mesmo") anda cada vez mais mainstream.

O evento, que é conhecido por privilegiar novos talentos, bem como artistas e filmes independentes (com algumas exceções), traz neste ano um grande número de atrações que começaram e são conhecidas por trabalharem com orçamentos baixos e pouca produção, e que acabaram bem sucedidas em Hollywood justamente por isso.

É o caso do diretor Marc Webb, que já dirigia videoclipes de bandas como Green Day, Weezer e My Chemical Romance e ficou conhecido após o filme "500 Dias Com Ela", cujo orçamento de apenas 7,5 milhões de dólares rendeu mais de 60 milhões no mundo todo.

O sucesso com seu filme de estreia lhe rendeu o convite para dirigir a franquia "O Espetacular Homem-Aranha", um tremendo sucesso, cuja primeira sequência estreia em 1o de maio no Brasil.

Em sua palestra, no sábado, Webb enfatizou o quanto relutou a aderir aos elementos "forçados" de pós-produção, mas disse que acabou cedendo no novo longa. "Decidi abraçar o espetáculo. Não vou me contentar com algo pequeno se posso transmitir a sensação da criança que lê os quadrinhos", afirmou.

Ele, no entanto, mostrou que ainda dirige da mesma forma com que sempre trabalhou, usando a música para conduzir o viés emocional do filme.

Neste sentido, Webb exibiu vídeos e áudios inéditos sobre o processo de composição do tema do vilão Electro, interpretado por Jamie Foxx, feito colaborativamente por Hans Zimmer, Pharrell, Johnny Marr (Smiths), entre outros.

Também seguiu pela mesma linha a palestra de Lena Dunham, criadora da série da HBO "Girls", que afirmou que quando começou a produzir filmes frequentemente estourava o limite de seu cartão de crédito e pedia dinheiro emprestado para os pais e amigos.

Ela disse ainda que, após vencer o prêmio de melhor filme no festival em 2010, por "Tiny Furniture", percebeu que "falta de orçamento não é desculpa para não aperfeiçoar suas habilidades."

Lena fez ainda um apelo para que as mulheres tenham mais oportunidades de trabalho, dizendo que suas colegas de "Girls" só são convidadas para papéis estereotipados, enquanto o ator Adam Driver, que interpreta o namorado de sua personagem (Hannah), já foi chamado para fazer de vilões a mulherengos.

O festival teve ainda as boas estreias de longas como "Chef", de Jon Favreau, "The Legend of Shorty", sobre o narcotraficante conhecido como "El Chapo", "Bad Words", primeiro longa de Jason Bateman como diretor, "Exists", novo longa do diretor de "A Bruxa de Blair", e "Veronica Mars", filme baseado na série que foi ao ar entre 2004 e 2007.

Também fizeram sua estreia novas séries como "From Dusk Till Dawn", baseada no filme "Um Drinque no Inferno", de Robert Rodriguez, e "Penny Dreadful", produzida por John Logan e Sam Mendes para o canal americano Showtime.

Brasil

Já há algum tempo o SXSW vem querendo construir um relacionamento com o Brasil. Há alguns anos, uma comitiva do evento visitou o país para conversas sobre fazer uma versão brasileira, que nunca aconteceu.

Agora, porém, o país está mais presente do que nunca no festival, representado por filmes como "Caveirão", de Guilherme Marcondes, e "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, na programação de cinema, e pelos rappers Emicida e Rashid, além das bandas Boogarins e Black Drawing Chalks na de música. Houve ainda uma apresentação de startups brasileiras para investidores.

História

O festival dá início hoje à sua parte musical e continua com bons destaques até o próximo domingo, entre eles, aguardadas palestras de Neil Young e da cantora Lady Gaga --ela também se apresenta, em um dos shows mais pop da história do festival, certamente.

Outro destaque é o iTunes Festival, promovido pela Apple, a primeira versão feita fora do Reino Unido, e que tem em sua programação Coldplay, Imagine Dragons, Soundgarden, entre outros.

O SXSW começou em 1987 e cresce em importância a cada ano. Sua parte musical conta com mais de 2.200 bandas tocando em mais de 100 locais diferentes, enquanto a parte de cinema já revelou talentos como a própria Lena. Os organizadores esperam que um público de 70 mil pessoas passe pela cidade nesta edição.

O nome, algo como "sul por sudoeste", é uma referência ao clássico de Alfred Hitchcock de 1959, "North by Northwest", que no Brasil leva o título de "Intriga Internacional".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "SXSW mostra a importância do "faça você mesmo""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!