MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

16 - Contusão de Pelé em 62 foi diferente, diz Amarildo sobre Neymar

DIEGO IWATA LIMA, MARINA GALEANO E RAFAEL VALENTE SÃO PAULO, SP - O ex-jogador Amarildo vivenciou uma experiência única na Copa do Mundo de 1962, no Chile, ao substituir o então titular Pelé, machucado logo no primeiro jogo do Brasil, durante a campanha

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2014, 23:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:12:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIEGO IWATA LIMA, MARINA GALEANO E RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP - O ex-jogador Amarildo vivenciou uma experiência única na Copa do Mundo de 1962, no Chile, ao substituir o então titular Pelé, machucado logo no primeiro jogo do Brasil, durante a campanha do bicampeonato. Hoje, aos 74 anos, ele não vê nenhuma semelhança no episódio com a saída de Neymar do time em meio a disputa da Copa de 2014.
Com os três gols marcados nos quatro jogos que fez na Copa no Chile, Amarildo ficou conhecido como "O Possesso" e foi um dos protagonistas daquela conquista.
"Não dá para comparar. Primeiro porque Pelé é Pelé e o Possesso é o Possesso. Depois, em 1962, nós já sabíamos quem eram titulares e reservas. Quando Pelé se machucou todos sabiam que eu entraria. Terceiro, a seleção de 1962 tinha muitos craques. Hoje, Neymar é o diferenciado. Será difícil achar um substituto", disse Amarildo, por telefone.
Amarildo, no entanto, concordou que a saída de Pelé do time chegou a causar temor nos brasileiros.
"Entre os torcedores e a imprensa, sim. Pensavam que o time cairia de rendimento. Mas eu já sabia meu lugar, atuava com metade dos jogadores da seleção no Botafogo. Tinha Nilton Santos, Didi, Garrincha e Zagallo. Estava preparado para decidir", disse o craque.
Sobre o substituto de Neymar na Copa, Amarildo disse ser uma missão difícil. Mas fez sugestões para o técnico Luiz Felipe Scolari.
"Quem entrar não vai ter a mesma qualidade, mas tem de equiparar o Neymar na vontade, no empenho, na força, na coragem. Talvez seja interessante para a seleção, terá uma cara nova, uma dinâmica diferente. Não vejo alguém específico para o lugar de Neymar. Ele é o único diferente nessa equipe, os outros são bons, mas são iguais".
"A motivação tem de ser ganhar a Copa no Brasil. Muitos foram campeões pela seleção, mas nenhum dentro do país", acrescentou o Possesso.
QUEM FOI AMARILDO
Natural de Campos de Goytacazes, Amarildo fez parte do famoso time do Botafogo no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 que tinha craques como Didi, Garrincha, Quarentinha e Zagallo.
Na Copa-62 herdou a vaga de Pelé na seleção, após o craque santista se lesionar no início do Mundial.
Deixou o Brasil em 1963, com 24 anos, para jogar no futebol italiano e só retornou em 1973. Encerrou a carreira no ano seguinte, no Vasco.
Mas Amarildo também teve a carreira marcada por polêmicas. Quando defendia o Milan chegou a afirmar que era o novo "Rei do Futebol", ao participar da vitória do Milan sobre o Santos de Pelé no primeiro jogo decisivo do Mundial de Clubes-1963.
Seu time perdeu o título e Amarildo foi vaiado nos dois jogos contra o Santos, no Rio.
Depois do Milan, o jogador ainda atuou pela Fiorentina e pela Roma. Voltou ao Brasil para o Vasco e disputou mais duas temporadas.
Em setembro de 2011, iniciou um tratamento contra um câncer na garganta. Durante esse período chegou a perder cabelo e peso, e ficou muito debilitado fisicamente. A recuperação começou em 2012, quando o ex-jogador voltou a aparecer em público.
Desde 2011, trabalha no Botafogo como embaixador das escolinhas do clube carioca e costuma participar de eventos relacionados a história alvinegra. Em outubro do ano passado, participou de uma cerimônia em homenagem a Garrincha, em Magé (RJ). Em janeiro deste ano, participou de festa da Fifa de premiação aos melhores jogadores de 2013.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "16 - Contusão de Pelé em 62 foi diferente, diz Amarildo sobre Neymar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!