MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Polícia e promotoria vão investigar participação de outros torcedores

PORTO ALEGRE, RS - O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil vão tentar identificar outros torcedores que fizeram ofensas racistas ao goleiro Aranha, do Santos, no duelo da última quinta-feira (28), contra o Grêmio pela Copa do Brasil.At

Da Redação

·
Polícia e promotoria vão investigar participação de outros torcedores
Icone Camera Foto por Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 16:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

PORTO ALEGRE, RS - O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil vão tentar identificar outros torcedores que fizeram ofensas racistas ao goleiro Aranha, do Santos, no duelo da última quinta-feira (28), contra o Grêmio pela Copa do Brasil.

continua após publicidade

Até agora, a única torcedora identificada foi Patricia Moreira, uma auxiliar de dentista que prestava serviços à Brigada Militar (a PM local). Ela aparece em imagens de TV xingando o goleiro de "macaco".

Um dos pontos é tentar saber se houve participação de torcidas organizadas no episódio. O promotor José Seabra Mendes Júnior, da Promotoria do Torcedor, afirmou nesta sexta-feira (29) que haverá uma reunião com a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e com a Brigada Militar [a PM local] para discutir o envolvimento de organizadas do Grêmio.

continua após publicidade

"Está combinada para a semana que vem uma reunião com a FGF e com a Brigada Militar para ver se os xingamentos estão vinculados com a torcida organizada. Se tivermos dados concretos que apontem para isso, a torcida terá sanção", disse.

O promotor explica que, mesmo sem identificação da torcida organizada, os torcedores acabam ocupando os mesmos lugares do estádio.

A torcida "Geral do Grêmio" já está cumprindo uma sanção após a violência ocorrida em um clássico Gre-Nal. Por cinco jogos, a torcida não foi autorizada a ir ao estádio com faixas que a identifique ou instrumentos musicais.

continua após publicidade

A sanção termina neste domingo (31).

"Ontem (28), não foi só o caso de uma torcedora, mas um coro de torcedores. Isso pode acarretar a suspensão da torcida", diz ele, referindo-se à torcedora Patrícia Moreira.

Segundo a Promotoria, proibir a entrada individual de torcedores é mais complicado porque exige uma ação cautelar e, portanto, a identificação de cada autor de atitudes racistas.

continua após publicidade

A Promotoria já havia cobrado providências da FGF sobre casos de racismo após as ofensas ao árbitro Márcio Chagas, em Bento Gonçalves (a 100 km de Porto Alegre).


POLÍCIA CIVIL

continua após publicidade

Já a Polícia Civil, que abriu inquérito sobre o caso, quer identificar os outros torcedores que aparecem nas imagens de TV imitando gritos e gestos de macaco. Há, inclusive, torcedores negros fazendo os gestos.

Antes de embarcar para São Paulo, Aranha compareceu ao 4º Distrito Policial e fez um boletim de ocorrência informando os fatos, segundo Lindomar Souza, chefe de investigação do DP.

De acordo com ele, Patrícia Moreira é apenas uma das investigadas.
"Nas declarações dele [Aranha], ele disse que tinha mais pessoas, incluindo dois negros", afirmou. "Estamos reprimindo uma injustiça, não podemos cometer outra", afirmou o comissário.

"O que aconteceu foi nojento.O jogador é um trabalhador. Aranha estava trabalhando", concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia e promotoria vão investigar participação de outros torcedores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!