MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

COI pede 'candidato externo de alta integridade' para presidência da Fifa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Poucas horas depois da suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa, e de Michel Platini, mandatário da Uefa, o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta quinta-feira (8) que espera que a entidade máxima do futebol

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2015, 12:58:55 Editado em 27.04.2020, 19:55:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Poucas horas depois da suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa, e de Michel Platini, mandatário da Uefa, o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta quinta-feira (8) que espera que a entidade máxima do futebol libere a inscrição de candidatos externos em seu pleito presidencial.
Em um comunicado, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a Fifa deve estar "aberta para candidatos externos de credibilidade e com alta integridade, para empreender as reformas necessárias e trazer estabilidade e integridade à instituição".
"Já é suficiente. Esperamos que agora, finalmente, todos na Fifa entenderam que não podem continuar passivos. Eles devem agir rapidamente para recuperar a credibilidade, porque você não pode sempre dissociar a credibilidade da Fifa da credibilidade do futebol", afirmou Bach no comunicado.
O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta quinta que suspendeu das atividades do futebol tanto Blatter como Platini, candidato à presidência da entidade, por 90 dias.
Com a decisão, por exemplo, eles não podem, em tese, participar de reuniões e eventos em nome das entidades que representam.
De acordo com as regras do Comitê de Ética, há um prazo de dois dias para apelação, sem direito a efeito suspensivo da decisão tomada. O prazo de 90 dias, prorrogável por mais 45, é o máximo previsto.
"A Fifa precisa entender que agora é mais do que uma lista de candidatos. É também um problema estrutural e não será resolvido apenas com a eleição de um novo presidente", disse Bach.
O presidente do COI disse ainda que a Fifa precisa "acelerar e aprofundar a reforma do processo a fim de cumprir com responsabilidade, transparência e todos os princípios de uma boa governança, tal como expresso em nosso programa de reforma, a Agenda Olímpica 2020".
Com o afastamento de Blatter, quem assume a presidência é o cartola camaronês Issa Hayatou, atual presidente da Confederação Africana de Futebol.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "COI pede 'candidato externo de alta integridade' para presidência da Fifa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!