MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conmebol defende Platini e diz que suspensão é desproporcional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (09) um comunicado criticando a suspensão aplicada ao candidato à presidência da Fifa, Michel Platini. A entidade considerou a decisão desproporcional e prematura. Na quinta-feira (08),

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.10.2015, 19:40:27 Editado em 27.04.2020, 19:55:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (09) um comunicado criticando a suspensão aplicada ao candidato à presidência da Fifa, Michel Platini. A entidade considerou a decisão desproporcional e prematura.
Na quinta-feira (08), o Comitê de Ética da Fifa suspendeu das atividades do futebol o presidente da entidade, Joseph Blatter, e Platini, por 90 dias, em razão do recebimento por parte do francês de 2 milhões de francos suíços (R$ 8,3 milhões) da Fifa, em 2011.
"O Sr. Platini não foi condenado por nenhuma acusação, portanto sua suspensão provisória ameaça a integridade do processo eleitoral para a presidência da Fifa, da qual participa como candidato. Por este motivo, o parecer da CSF [Conmebol] é que a suspensão é desproporcionada e prematura", diz a nota da entidade que controla o futebol sul-americano.
A Conmebol pediu que a suspensão do francês seja reconsiderada e que ele possa manter a sua candidatura à presidência da Fifa.
"Nestes tempos difíceis que exigem uma reforma integral da Fifa, a CSF [Conmebol] acredita firmemente na capacidade do Sr. Platini em dirigir a Fifa e guiar o mundo do futebol rumo a um futuro mais brilhante", complementa a entidade, sinalizando apoio ao francês no pleito marcado para fevereiro de 2016.
Com a suspensão, Platini não pode, em tese, participar de reuniões e eventos em nome das entidades que representa. Além de candidato à presidência da Fifa, o francês preside a Uefa (confederação europeia).
Após o anúncio do comitê, a Uefa emitiu um informe em que anunciava que não iria transferir a presidência para o vice. Mais tarde, porém, esclareceu que Platini se afastou das sua funções na entidade.
De acordo com as regras do Comitê de Ética, há um prazo de dois dias para apelação, sem direito a efeito suspensivo da decisão tomada. O prazo de 90 dias, prorrogável por mais 45, é o máximo previsto.
Abaixo, a íntegra da nota da Conmebol:
"A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) não está de acordo com a decisão de suspender provisoriamente todas as atividades relacionadas com o futebol ao candidato à presidência da FIFA, Michel Platini.
É imperativo que a justiça esportiva siga seu curso com a finalidade de esclarecer imediata e permanentemente todos os fatos. Porém, ao mesmo tempo, a presunção de inocência é um direito fundamental que deve ser considerado. O Sr. Platini não foi condenado por nenhuma acusação portanto sua suspensão provisória ameaça a integridade do processo eleitoral para a presidência da FIFA da qual participa como candidato. Por este motivo o parecer da CSF é que a suspensão é desproporcionada e prematura.
A CSF pede a reconsideração da suspensão provisória imposta ao senhor Platini e que lhe seja permitido, sem pôr em causa os seus direitos como postulante, continuando sua candidatura à presidência da FIFA com todas as garantias.
Nestes tempos difíceis que exigem uma reforma integral da FIFA, a CSF acredita firmemente na capacidade do Sr. Platini em dirigir a FIFA e guiar o mundo do futebol rumo a um futuro mais brilhante.
Enquanto continuem as investigações e até que existam razões claramente acreditadas para modificá-la, o expressado constitui a posição da CSF."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conmebol defende Platini e diz que suspensão é desproporcional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!